metropoles.com

Renan “jogou a gente aos leões”, diz presidente da CPI da Covid

Grupo majoritário da comissão, o chamado G7, chegou à votação do relatório final dividido em relação a alguns pedidos de indiciamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Omar Aziz_CPI da Covid
1 de 1 Omar Aziz_CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Apesar das diversas reuniões em busca de entendimento nos últimos dias, o grupo majoritário da CPI da Covid-19, o G7, chegou à votação do relatório final nesta terça-feira (26/10) ainda em atrito.

À coluna, o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou na manhã desta terça que o relator do colegiado, Renan Calheiros (MDB-AL), jogou integrantes do G7 “aos leões”.

“Tem divergência. Não tem acordo para votar o relatório. Tem fatos. Agora não dá é para criar fato para indiciar uma pessoa. Não existe fato para genocídio. Mas o relator insistiu e jogou a gente aos leões”, disse Aziz.

Ao mencionar genocídio, o presidente da CPI se referia ao embate no G7 para pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro pelo crime. Renan chegou a incluir a tipificação, mas retirou, após pedido de senadores do grupo.

A avaliação no G7 é de que Renan colocou senadores independentes e da oposição em uma saia justa perante seus eleitores, por terem de vir a público defender que o relator “aliviasse” para Bolsonaro no parecer.

Nos últimos dias, integrantes do grupo majoritário da CPI também entraram em divergência sobre o pedido de indiciamento de governadores, entre eles, o do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?