metropoles.com

Relator promete texto do PL das Fake News, mas votação deve atrasar

Atraso deve ocorrer após empresas de tecnologia pedirem ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mais tempo para discutir o projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
sp manifestacao mbl
1 de 1 sp manifestacao mbl - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem sido pressionado por deputados por causa do Projeto de Lei das Fake News. A pressão vem de grupos com objetivos diferentes. Enquanto a oposição pede celeridade na votação do texto, outros parlamentares tentam atrasar a votação da proposta em plenário.

Na última semana, a presidente da Frente Parlamentar da Economia Digital, deputada Luísa Canziani (PTB-PR), levou representantes de empresas, como Facebook, Instagram, Google, TikTok, Twitter e Kwai, para conversar com Lira. As companhias pediram mais tempo para que o projeto seja debatido no Legislativo.

A esperança das gigantes da tecnologia é que o relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), incorpore as sugestões que fizeram ao texto. Com um relatório modificado, membros do grupo de trabalho que analisa a proposta na Câmara acham difícil que a votação ocorra já nesta semana no colegiado.

O grupo deve ter novas reuniões nesta semana. A expectativa do relator é ao menos iniciar a votação do PL no colegiado nesta quarta-feira (17/11). O parlamentar do PCdoB paulista disse à coluna ter passado o fim de semana e o feriado trabalhando em alterações necessárias ao projeto.

Orlando Silva, entretanto, deixou em aberto se a votação da proposta no plenário da Câmara realmente acontecerá até o fim do mês, como previsto. “Se vai votar ou não no plenário, depende do presidente (da Câmara). Foi ele próprio quem sinalizou a votação em novembro”, disse Silva.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?