Relator da cassação de Do Val já apresentou PEC que beneficia senador
Jorge Seif, que relatará pedido de cassação de Marcos do Val no Conselho de Ética do Senado, apresentou PEC que beneficia o colega
atualizado
Compartilhar notícia
Sorteado como relator do pedido de cassação de Marcos do Val (Podemos-ES) no Conselho de Ética do Senado, o bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) é autor de uma PEC que beneficia o colega senador.
Em fevereiro de 2024, Seif protocolou no Senado uma proposta de emenda à Constituição que prevê uma “blindagem” a parlamentares, ao ampliar a imunidade de deputados e senadores.
A PEC garante, por exemplo, a inviolabilidade de gabinetes parlamentares. Permite também que o Congresso possa sustar decisões judiciais como apreensão de passaporte e suspensão de redes sociais.
O próprio Do Val, investigado por suposta participação em uma tentativa de incriminar o ministro do STF Alexandre de Moraes, assinou uma lista em apoio à tramitação da PEC.
Em junho de 2023, o gabinete do senador capixaba foi alvo de busca e apreensão autorizada por Moraes. O ministro também chegou a restringir o uso de redes sociais por Do Val — restrição já revogada.
Relatoria nas mãos de Seif
Seif foi sorteado como relator do pedido de cassação de Marcos do Val na terça-feira (9/7). O pedido foi protocolado pela Rede Sustentabilidade em 2023 justamente após a operação no gabinete do senador.
A investigação contra Do Val foi aberta após ele próprio revelar que participou de uma reunião com Jair Bolsonaro para discutir um plano para retirar Moraes do inquérito que investigava o ex-presidente.