metropoles.com

Rede pede cassação de bolsonarista que comparou nordestinos a galinhas

Rede Sustentabilidade protocolou pedido de cassação do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) por comparar nordestinos com galinhas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Túlio Gadêlha
1 de 1 Túlio Gadêlha - Foto: Divulgação

A Rede Sustentabilidade, partido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, protocolou nesta terça-feira (11/6), no Conselho de Ética da Câmara, um pedido de cassação do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO).

A representação foi protocolada pelo deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) junto de seu partido. Eles alegam que Gayer cometeu crime de racismo ao comparar o nordestinos a “galinhas” durante evento na Bahia no final de maio.

“A declaração do deputado federal Gustavo Gayer é grave e atenta contra a ordem jurídica, na modalidade criminal do racismo, como definido no art. 20 da lei nº7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor: Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)”, diz a representação da Rede.

O pedido de cassação de Gayer foi protocolado em meio à tentativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de acalmar os ânimos entre oposição e governistas na Casa, após uma semana turbulenta.

Como mostrou a coluna, bolsonaristas como o deputado Zé Trovão (PL-SC) e Nikolas Ferreira (PL-MG) quase trocaram socos com André Janones (Avante-MG) após reunião do Conselho de Ética na semana passada.

Além disso, uma briga na Comissão de Direitos Humanos da Casa causou um mal-estar na deputada Luiza Erundina (PSol-SP), que chegou a ser hospitalizada. Após isso, Lira avisou líderes que discutiria medidas para conter as brigas.

Declaração de Gayer

A declaração de Gayer contra nordestinos foi dada quando o deputado bolsonarista contava uma parábola sobre o Josef Stalin, ex-primeiro-ministro da União Soviética.

Segundo a parábola, Stalin teria depenado uma galinha, mas ganhou a confiança da ave após dar migalhas para ela. O deputado, então, afirmou esse seria o movimento que a esquerda faz com o Brasil.

“Estão dando migalhas para uma população cada vez mais depenada”, disse o deputado ao se referir aos nordestinos.

Confira:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?