Recriação do Ministério da Indústria em 2022 surpreende time de Guedes
Integrantes da equipe econômica dizem que esperavam que a pasta só fosse recriada em 2023, caso o presidente Jair Bolsonaro seja reeleito
atualizado
Compartilhar notícia
Auxiliares do ministro Paulo Guedes dizem ter sido pegos de “surpresa” com a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que pretende recriar o Ministério da Indústria e Comércio Exterior ainda em 2022.
Integrantes da atual equipe econômica afirmam, sob reserva, que até já precificavam a recriação da pasta. Mas somente a partir de 2023, caso Bolsonaro seja reeleito no pleito de outubro deste ano.
O Ministério da Indústria e Comércio foi extinto desde o início do governo Bolsonaro, em 2019. A estrutura da pasta e do Ministério Planejamento foram anexadas ao Ministério da Economia.
Atualmente, a área de Indústria e Comércio Exterior está ligada às secretarias especiais de Produtividade e Competitividade e de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia.
A pasta extinta sempre foi alvo de interesse do Centrão. Caso seja recriada agora, como Bolsonaro anunciou, parlamentares que disputarão as eleições não poderão assumir o comando, pois se tornariam inelegíveis.