metropoles.com

A reação de Bolsonaro aos depoimentos dos ex-chefes do Exército e FAB

Jair Bolsonaro foi informado por advogados ainda na noite de quinta-feira (15/3) sobre depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da FAB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
o presidente Jair Bolsonaro (PSL) falando ao celular PF - Metrópoles
1 de 1 o presidente Jair Bolsonaro (PSL) falando ao celular PF - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi informado por advogados, ainda na noite de quinta-feira (15/3), sobre o conteúdo dos depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica de seu governo.

Nas oitivas, conforme noticiou o Metrópoles, tanto o general Freire Gomes quanto o tenente-brigadeiro do Ar Baptista Junior envolveram diretamente Bolsonaro na suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Freire Gomes, por exemplo, afirmou que o próprio ex-presidente apresentou aos comandantes das Forças Armadas “institutos jurídicos” para tentar reverter o resultado das eleições presidenciais.

Entre as propostas, de acordo com o ex-comandante do Exército, Bolsonaro teria apresentado sugestões de decretos para Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa ou Estado de Sítio.

“Mais do mesmo”

Em conversa com advogados, porém, o ex-presidente minimizou os depoimentos. Segundo relatos, Bolsonaro avaliou que o conteúdo seria “mais do mesmo” e que será a palavra dos militares contra a dele.

O ex-presidente também insistiu na tese de que, embora tenha discutido, não chegou assinar nenhum dos decretos e que todas as opções estudadas dependiam de autorização de outros poderes para serem implementadas.

No caso do Estado de Defesa, vale lembrar, é necessário convocar os conselhos da República e o de Defesa Nacional, ambos compostos por integrantes do Poder Executivo e pelos presidentes da Câmara e do Senado.

Já caso do Estado de Sítio, além de reunir os conselhos da República ede Defesa Nacional, o decreto precisa ser submetido pelo presidente da República ao Congresso Nacional.

Bolsonaro embarca pro Rio

Minimizando os depoimentos, Bolsonaro embarcou para o Rio de Janeiro no início da manhã de sexta-feira (15/3). Como informou a coluna, ele cumpre uma série de agendas em cidades do litoral fluminense.

Nesta sexta, estão previstas agendas do ex-presidente da República nas cidades de Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios, onde ele deve pernoitar.

No sábado (16/3) pela manhã, Bolsonaro retorna à capital fluminense para participar do lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) a prefeito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?