A reação de Bolsonaro aos depoimentos dos ex-chefes do Exército e FAB
Jair Bolsonaro foi informado por advogados ainda na noite de quinta-feira (15/3) sobre depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da FAB
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi informado por advogados, ainda na noite de quinta-feira (15/3), sobre o conteúdo dos depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica de seu governo.
Nas oitivas, conforme noticiou o Metrópoles, tanto o general Freire Gomes quanto o tenente-brigadeiro do Ar Baptista Junior envolveram diretamente Bolsonaro na suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
Freire Gomes, por exemplo, afirmou que o próprio ex-presidente apresentou aos comandantes das Forças Armadas “institutos jurídicos” para tentar reverter o resultado das eleições presidenciais.
Entre as propostas, de acordo com o ex-comandante do Exército, Bolsonaro teria apresentado sugestões de decretos para Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa ou Estado de Sítio.
“Mais do mesmo”
Em conversa com advogados, porém, o ex-presidente minimizou os depoimentos. Segundo relatos, Bolsonaro avaliou que o conteúdo seria “mais do mesmo” e que será a palavra dos militares contra a dele.
O ex-presidente também insistiu na tese de que, embora tenha discutido, não chegou assinar nenhum dos decretos e que todas as opções estudadas dependiam de autorização de outros poderes para serem implementadas.
No caso do Estado de Defesa, vale lembrar, é necessário convocar os conselhos da República e o de Defesa Nacional, ambos compostos por integrantes do Poder Executivo e pelos presidentes da Câmara e do Senado.
Já caso do Estado de Sítio, além de reunir os conselhos da República ede Defesa Nacional, o decreto precisa ser submetido pelo presidente da República ao Congresso Nacional.
Bolsonaro embarca pro Rio
Minimizando os depoimentos, Bolsonaro embarcou para o Rio de Janeiro no início da manhã de sexta-feira (15/3). Como informou a coluna, ele cumpre uma série de agendas em cidades do litoral fluminense.
Nesta sexta, estão previstas agendas do ex-presidente da República nas cidades de Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios, onde ele deve pernoitar.
No sábado (16/3) pela manhã, Bolsonaro retorna à capital fluminense para participar do lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) a prefeito.