metropoles.com

Ramagem confirma à PF que gravou reunião por suspeitar de advogadas

Em depoimento à PF, Alexandre Ramagem confirmou versão de que gravou reunião com ex-presidente por suspeitar de advogada de Flávio Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Alexandre Ramagem
1 de 1 Alexandre Ramagem - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) confirmou à Polícia Federal a versão de que teria gravado uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2020 por desconfiar das advogadas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A justificativa foi dada por Ramagem em um depoimento à PF de mais de sete horas de duração, na quarta-feira (17/7), e casa com a versão que o deputado vinha apresentado a aliados antes, conforme noticiou a coluna.

A reunião ocorreu em agosto de 2020 e teve como principal tema a discussão sobre uma blindagem a Flávio no caso das rachadinhas. Além de Bolsonaro e Ramagem, participaram as advogadas Juliana Bierrenbach e Luciana Pires.

Como revelou a coluna, Ramagem, que era chefe da Abin à época da reunião, confidenciou a aliados que a pessoa que o levou a gravar a reunião seria a advogada Luciana Pires.

O deputado afirmou que ele e o então presidente da República teriam recebido informações de que Luciana seria ligada ao então governador do Rio  Wilson Witzel, à época já visto como um desafeto político por Bolsonaro.

Vídeo de Ramagem nas redes

Em vídeo postado na segunda-feira (15/7), Ramagem já tinha afirmado, sem dar nomes, que gravou a reunião por desconfiar que uma pessoa ligada a Witzel poderia fazer “uma proposta nada republicada” no encontro.

“A gravação da reunião de agosto de 2020 não foi clandestina. Houve o aval e o conhecimento do presidente para que ela ocorresse. A gravação foi realizada devido a uma informação recebida sobre uma pessoa que participaria da reunião e que teria contato com o governador do Rio de Janeiro na época. Havia a preocupação de que essa pessoa pudesse apresentar uma proposta nada republicana”, disse Ramagem na gravação, sem dar nomes.

No depoimento à PF na quarta, Ramagem também confirmou a versão de que gravou a reunião com a anuência de Bolsonaro. O ex-diretor da Abin, porém, foi além

Conforme revelado pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo, e confirmado pela coluna, o deputado disse aos investigadores que a iniciativa de gravar a reunião teria partido de Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?