Quem sugeriu a Lula a indicação da nova presidente da Petrobras
Presidente Lula conversou com um ex-presidente da Petrobras na semana passada, em Brasília, sobre a troca no comando da petrolífera
atualizado
Compartilhar notícia
Ministros e assessores do Palácio do Planalto atribuem ao economista baiano José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras nos dois primeiros governos Lula, a sugestão do nome de Magda Chambriard para ser a nova comandante da estatal.
Lula e Gabrielli conversaram sobre o assunto no início da semana passada em Brasília, segundo apurou a coluna. A conversa não foi registrada na agenda oficial do presidente. Após receber a indicação, Lula consultou outros poucos aliados sobre o nome.
O presidente da República evitou tocar no assunto com muitos auxiliares, temendo vazamentos. O petista estava decidido a demitir Jean Paul Prates da Petrobras, mas queria aguardar um momento em que a estatal não estivesse em crise.
O timing escolhido por Lula para concretizar a troca, na noite dessa terça-feira (14/5), pegou vários ministros de surpresa. Entre eles Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e até Fernando Haddad (Fazenda).
Engenheira civil de formação, Magda tem 67 anos e é funcionária de carreira da Petrobras desde 1980. No governo Dilma Rousseff, ela foi diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).