Quem era o alvo da bronca de Lula sobre anúncios antecipados
Presidente Lula tinha um destinatário específico na bronca que deu a ministros, nesta terça-feira (14/3), por anúncios sem aval do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula deu uma bronca pública em seus ministros, em reunião ministerial nesta terça-feira (14/3), por anúncios feitos sem o aval da Casa Civil.
Segundo fontes do Palácio do Planalto, a bronca tinha um alvo especial: o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), que não estava presente na reunião.
Lula ficou irritado com as entrevistas nas quais França anunciou um programa que poderá viabilizar passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, estudantes e pessoas com renda de até R$ 6,8 mil.
Auxiliares presidenciais dizem que França comentou sobre a proposta com Lula em reunião na sexta-feira (10/3), quando já havia, inclusive, falado sobre o projeto com jornalistas.
Outros episódios
Nas primeiras semanas de governo, Lula também se irritou com outros ministros que anunciaram posições pessoais como se fossem propostas de governo. Entre eles, Carlos Lupi, da Previdência.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a desautorizar publicamente fala de Lupi de que o governo Lula pretendia alterar a reforma da Previdência aprovada em 2019 pelo Congresso.