Quem ajudou Lula a escrever discurso de lançamento da pré-candidatura
Ex-presidente contou com auxílio de assessores, de um ex-ministro e de um escritor que o ajuda em discursos desde a época do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O discurso lido pelo ex-presidente Lula no ato em que lançou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, no último sábado (7/5), em São Paulo, foi escrito a várias mãos.
Ajudaram o petista a redigir o texto nomes como o ex-ministro Luiz Dulci; o assessor de imprensa do ex-presidente, José Chrispiniano; e o escritor José Fernandes.
Desconhecido do grande público, este último é considerado um “ghost writer” de Lula. Segundo petistas, Fernandes ajuda o ex-presidente a escrever discursos desde a época em que ele comandava o Palácio do Planalto.
Também deram contribuições ao discurso o publicitário Sidônio Palmeira, que assumiu o marketing da campanha, e o jornalista Franklin Martins, que comandava a comunicação de Lula até a semana passada.
Pronunciamento à nação
Segundo auxiliares, Lula optou por ler o discurso porque queria dar um tom “mais solene” e menos político. O objetivo do ex-presidente, dizem, era que a fala fosse um “pronunciamento à nação”.