Queiroga avisa a Bolsonaro chegada da variante Ômicron ao Brasil
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse à coluna já ter comunicado a Jair Bolsonaro os dois possíveis casos da variante Ômicron no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à coluna nesta terça-feira (30/11) que já avisou ao presidente Jair Bolsonaro que foram identificados casos de dois brasileiros provavelmente infectados pela variante Ômicron do coronavírus.
Segundo Queiroga, Bolsonaro teria pedido para que o ministro “cuide da saúde do povo brasileiro”. O presidente também teria ressaltado que o Queiroga tem autonomia para tomar as medidas que julgar necessárias para conter a nova variante.
À coluna, o ministro da Saúde afirmou que a “receita” para barrar a Ômicron “é a mesma de todas as variantes”. “Vacinar e medidas não farmacológicas”, disse Queiroga, sem especificar que medidas não farmacológicas seriam essas.
O anúncio da identificação dos casos foi feito à imprensa mais cedo pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em comunicado, o órgão disse ter recebido resultados preliminares mostrando que dois brasileiros estão com a Ômicron.
De acordo com a Anvisa, seria um casal paulista que voltou da África do Sul em 23 de novembro. A agência fez questão de ressaltar que a dupla teria desembarcado no Brasil antes da notificação mundial da identificação da nova variante.