Que governadores Rui Costa convidou para a reunião sobre queimadas
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, decidiu convidar governadores da Amazônia Legal para reunião sobre queimadas na quinta-feira (19/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Após o presidente Lula desistir da reunião, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, decidiu convidar governadores para uma reunião na tarde desta quinta-feira (19/9), em Brasília, para discutir a questão dos incêndios florestais.
Segundo apurou a coluna, o ministro de Lula convidou governadores de Estados que integram a Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Até o momento, de acordo com fontes do Palácio do Planalto, ao menos dois governadores confirmaram presença: o do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e o do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Na reunião, segundo apurou a coluna, os governadores pretendem pedir para a União combater os incêndios em florestas e áreas que são administradas pelo governo federal.
A Casa Civil marcou o encontro para a quinta-feira para tentar aproveitar a presença de governadores em Brasília para uma audiência com o ministro do STF, Flávio Dino, sobre os incêndios.
Lula não quer se expor
Segundo o Planalto, Lula designou Rui para a reunião porque estará em viagem Maranhão. Nos bastidores, contudo, auxiliares admitem que o presidente desistiu do encontro para evitar se expor em meio à crise ambiental.