metropoles.com

Quando ministros apostam que Lula anunciará seu escolhido para o STF

Após voltar de viagem, presidente Lula sinalizou a ministros continuar “sem pressa” para indicar substituto de Ricardo Lewandowski no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados
1 de 1 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva olha para o relogio durante o minuto de silêncio em homenagem as vítimas do ataque a uma creche na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. Cerimônia de assinatura de decretos que autorizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a presença de ministros e governadores dos estados - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Mesmo após voltar da Europa, o presidente Lula sinalizou a ministros do governo que segue “sem pressa” para indicar o susbtituto de Ricardo Lewandowski no STF.

Segundo integrantes do Palácio do Planalto, o presidente tem priorizado outros temas. Entre eles, as mudanças no comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Na próxima semana, Lula fará outra viagem internacional. A previsão é de que ele embarque na quinta-feira (4/5) para Londres, onde acompanhará a coroação do rei Charles III.

Auxiliares ressaltam também que Lula quer conversar com Lewandowski antes de bater o martelo sobre sua escolha. A conversa, no entanto, ainda não havia acontecido até a sexta-feira (28/4).

Anúncio em maio?

Apesar de sinalizar estar “sem pressa”, ministros do governo e aliados de Lula apostam que o presidente anunciará seu escolhido para suceder Lewandowski no final de maio.

Hoje o mais cotado para a vaga é o advogado Cristiano Zanin. O jurista defendeu Lula nos processos da Lava Jato e chefiou o jurídico da campanha eleitoral do petista em 2022.

Lewandowski, por sua vez, defende o nome do advogado Manoel Carlos de Almeida Neto como seu sucessor no Supremo. Neto trabalhou como assessor do ministro no STF e no TSE.

Vaga aberta

A vaga de Lewandowski está aberta desde o dia 11 de abril, quando ele se aposentou da Corte. O ministrou deixou o Supremo um mês antes de completar 75 anos de idade, quando teria de se aposentar compulsoriamente.

Em café da manhã com jornalistas em 6 de abril, Lula afirmou que não tinha “pressa” em escolher. “Não tem data, não tem mês, não tenho pressa de escolher”, afirmou o petista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?