metropoles.com

Qual ministro da “cota” de Lula não deve ir ao ato do 8/1

Lula convocou até mesmo ministros que estão de férias para ato em memória ao 8 de janeiro, mas um dos auxiliares não deve estar no evento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida de Lula com mão no rosto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Lula com mão no rosto - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

O presidente Lula convocou até mesmo ministros que estão de férias para o ato que o Palácio do Planalto realizará na quarta-feira (8/1), em memória aos dois anos dos atos golpistas de 2023, quando as sedes dos Três Poderes em Brasília foram invadidas e depredadas por radicais.

A coluna apurou, no entanto, que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, não deve comparecer ao evento. O chefe da pasta, que está de férias até o dia 20 de janeiro, encontra-se em viagem ao exterior.

4 imagens
Lupi é ministro de Lula
Lula quer fazer uma troca na comunicação do governo
Ministra Anielle Franco vai interromper férias para participar do evento
1 de 4

Carlos Lupi não deve participar de ato do 8 de janeiro

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Lupi é ministro de Lula

Reprodução
3 de 4

Lula quer fazer uma troca na comunicação do governo

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 4

Ministra Anielle Franco vai interromper férias para participar do evento

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Como a coluna mostrou, o presidente sinalizou aos ministros durante o almoço de confraternização, no dia 20 de dezembro, que pretendia realizar o evento. O chefe do Planalto pediu que seus auxiliares estivessem em Brasília para o ato.

Por isso, ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulher), Simone Tebet (Planejamento) e Nísia Trindade (Saúde) devem interromper suas férias para estarem na capital federal.

Como o Metrópoles destacou, pelo menos 18 ministros de Lula tiraram férias entre o final de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

De todos, Carlos Lupi é o que ficará mais tempo fora: de 20 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025, totalizando 32 dias.

A coluna apurou ainda que o marqueteiro do presidente, o publicitário Sidônio Palmeira, cotado para assumir a Secretaria de Comunicação Social, pode comparecer à cerimônia.

Sidônio, que está em Brasília nesta semana, participou do almoço de fim de ano dos ministros.

Ato de Lula

Como o Metrópoles mostrou, Lula deve participar da entrega de obras de arte que foram depredadas durante o protesto golpista. A cerimônia contará com a presença de diversas autoridades, desde representantes dos Três Poderes até governadores.

Entre as obras que serão entregues, está o relógio trazido ao Brasil por Dom João VI, feito pelo francês Balthazar Martinot. A peça de casco de tartaruga e bronze não é mais fabricada há dezenas de anos e foi enviada para a Suíça para ser restaurada.

Lula também receberá a pintura As mulatas, de Di Cavalcanti, peça de destaque do Salão Nobre do Palácio do Planalto, com valor estimado em R$ 8 milhões. A obra foi danificada durante os ataques de 8 de janeiro.

Para finalizar o ato, o petista deverá descer a rampa do Planalto acompanhado de autoridades para um “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes, onde se encontrará com o público geral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?