metropoles.com

Putin presta “condolências” ao Brasil por tragédia em Petrópolis

Presidentes brasileiro e russo expressaram solidariedade em relação à tragédia que já deixou 39 mortos na cidade fluminense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Oficial Kremlin/PR
51885206643_a1e899312e_c
1 de 1 51885206643_a1e899312e_c - Foto: Oficial Kremlin/PR

Moscou e Brasília – Em declaração conjunta feita no Palácio do Kremlin, sede do governo russo, nesta quarta-feira (16/2), o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressaram solidariedade às vítimas da tragédia em Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro.

Em pronunciamento ao lado de Bolsonaro, após encontro entre os dois no Kremlin, sede do governo russo, em Moscou, Putin mencionou a tragédia, classificada por ele como um “incidente muito triste” .

“Quero expressar minhas condolências ao senhor e a todo o povo do Brasil”, afirmou o presidente russo, que recebeu Bolsonaro para uma reunião bilateral e um almoço no Kremlin mais cedo.

O temporal que atingiu a cidade fluminense causou mais de 180 deslizamentos e matou ao menos 41 pessoas, segundo a Defesa Civil do município.

Bolsonaro agradeceu a Putin pelos votos de solidariedade à população do Rio de Janeiro e chamou a tragédia de “catástrofe”.

Segundo auxiliares presidenciais, Bolsonaro deve ir à cidade durante o fim de semana, após chegar da viagem oficial à Rússia e à Hungria. A previsão é que o chefe do Executivo nacional desembarque em Brasília na sexta-feira (18/2).

Os dois presidentes fizeram declaração conjunta no salão Ekaterina, dentro do Kremlin.

No pronunciamento, sem fazer menção expressa à tensão das últimas semanas na região da fronteira entra a Rússia e a Ucrânia, no Leste Europeu, o presidente brasileiro disse pregar a paz.

Bolsonaro chegou ao local por volta das 14h (horário local). Putin não recebeu o brasileiro na porta. Os dois só se encontraram no chamado gabinete de representação, onde houve cumprimentos iniciais e uma fala rápida de cada um deles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?