metropoles.com

PT trabalha com ausência de Bolsonaro nos debates eleitorais

Petistas acreditam que Jair Bolsonaro repetirá estratégia de 2018, quando deixou de comparecer a maioria dos debates com seus adversários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Band
foto bolsonaro debate
1 de 1 foto bolsonaro debate - Foto: Reprodução/TV Band

Aliados do ex-presidente Lula que atuam na pré-campanha dele ao Palácio do Planalto trabalham com a hipótese de que Jair Bolsonaro não participará dos debates eleitorais durante a campanha deste ano. A aposta é de que o atual ocupante do Palácio do Planalto não vai querer se expor.

Petistas próximos a Lula lembram que, nas eleições de 2018, o então candidato do PSL à Presidência deixou de comparecer a quase todos os debates, até mesmo os de segundo turno. O então deputado Jair Bolsonaro, entretanto, não hesitava em dar entrevistas sem ter um adversário para réplica.

 

14 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes
Ciro Gomes, do PDT
1 de 14

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 14

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
5 de 14

Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
6 de 14

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
7 de 14

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
8 de 14

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
9 de 14

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
10 de 14

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
11 de 14

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
14 de 14

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

Na época, porém, o atual mandatário do Planalto se recuperava da facada que levou durante uma agenda de campanha na cidade de Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro. O então candidato justificava a ausência nos debates com uma orientação médica.

“Bolsonaro é um fujão de qualquer debate, todo mundo sabe. Independente de sua condição de saúde. Ele foge dos debates e continuará fugindo. Como foge de prestar contas a sociedade, faz com que seus ministros não comparecem ao Congresso. Ele é um fujão e continuará sendo independente de sua condição de saúde”, avaliou à coluna o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), um dos mais próximos de Lula.

Antes de sofrer o atentado, Bolsonaro chegou a participar dos encontros organizados pela Band e pela RedeTV. Aliados de Lula lembram, contudo, que, mesmo antes da facada, Bolsonaro já cogitava deixar de ir aos encontros com outros candidatos.

O então presidente do PSL, Gustavo Bebianno, chegou a declarar para Folha de S. Paulo que Bolsonaro estava “de saco cheio” de “debates inócuos”.

O motivo para mudança de postura teria sido o fraco desempenho de Bolsonaro no debate da RedeTV, quando se enrolou ao ser questionado pela candidata da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, em um momento que viralizou nas redes sociais.

 

Em entrevista concedida em novembro de 2021 ao jornalista Luís Roberto Lacombe, Bolsonaro disse que até topa participar dos debates em 2022, mas sob a condição de não tratar de sua vida particular. O presidente não quer debater com adversários temas relacionados a sua família e amigos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?