metropoles.com

PT tenta acalmar rebelião com conselho de parlamentares na transição

Nos bastidores, siglas aliadas vinham reclamando da falta de protagonismo de deputados e senadores nos grupos temáticos da transição de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Magno Romero
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, participando de reunião com lideranças de partidos aliados. Ela aparece debruçada sobre mesa, observando alguém falar - Metrópoles
1 de 1 A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, participando de reunião com lideranças de partidos aliados. Ela aparece debruçada sobre mesa, observando alguém falar - Metrópoles - Foto: Magno Romero

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou nessa quarta-feira (17/11) a criação de uma espécie de “conselho de parlamentares” para acompanhar os trabalhos da equipe do governo de transição de Lula.

O anúncio visa acalmar deputados e senadores de partidos que apoiaram a eleição do petista e que vinham reclamando, nos bastidores, da falta de protagonismo dos parlamentares durante a transição.

Os nomes já começaram a ser indicados pelas siglas, que fizeram um pedido: que os escolhidos sejam anunciados por Geraldo Alckmin com a mesma pompa que o vice anunciou os demais integrantes dos grupos temáticos.

O PDT, por exemplo, indicou para o “conselho de parlamentares” nomes como os dos deputados federais Mauro Filho (CE), André Figueiredo (CE), Chico D’Ângelo (RJ) e a senadora Leila Barros (DF).

Reclamações

Nos bastidores, caciques de legendas como PSB, PDT e PCdoB reclamaram que parlamentares indicados acabaram relegados nas escolhas para os núcleos temáticos da transição.

Como mostrou a coluna, na primeira reunião do conselho político da transição, na semana passada, Gleisi foi cobrada por aliados sobre essas indicações , hoje quase completas.

Em resposta, a presidente nacional do PT, então, anunciou a criação do conselho de parlamentares. Eles deverão trabalhar em conjunto com os grupos temáticos.

A ideia é que eles auxiliem levantando temas e projetos no parlamento que possam contribuir para cada uma das áreas essenciais do governo Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?