metropoles.com

PT não deve apoiar criação de “CPI das Joias” na Câmara

Assim como aconteceu com a CPMI do 8/1, PT resiste à ideia de apoiar criação de CPI das Joias, cujo tema já é alvo de investigação da PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida mostra Kit de joias que teria sido vendido por Mauro Cid - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Kit de joias que teria sido vendido por Mauro Cid - Metrópoles - Foto: Reprodução

Apesar de ser articulada por parlamentares da base aliada de Lula, o PT não deve apoiar a iniciativa de se instalar uma “CPI das Joias” na Câmara, para apurar possíveis apropriações indevidas de presentes presidenciais.

A bancada ainda deve se reunir para discutir a questão. Entretanto, caciques petistas afirmaram à coluna que “provavelmente” a CPI não deve ter apoio formal do partido.

O motivo é o mesmo que, inicialmente, levou o partido a ser contra a instalação da CPMI. A sigla entende que uma CPI tirará foco das pautas positivas do governo e que a investigação já é conduzida pela Polícia Federal.

O governo, por sua vez, diz nos bastidores que não deve se posicionar publicamente sobre o tema. Petistas do primeiro escalão do Palácio do Planalto dizem que “não é assunto” do governo.

O requerimento de abertura da CPI das Joias existe deste o início do ano, quando surgiram denúncias de que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro tentaram entrar no Brasil com joias escondidas, sem declarar à Receita Federal.

A coleta de assinaturas da CPI das Joias é tocada pelos deputados Túlio Gadelha (Rede-PE) e Rogério Correia (PT-MG). É necessário o apoio de 171 parlamentares para abrir uma comissão de inquérito na Câmara. Nesta segunda-feira (14/8), a dupla possui 111 assinaturas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?