metropoles.com

Para PT, minirreforma pode permitir Bolsonaro disputar eleição em 2030

Minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara prevê que inelegibiidade passa a contar a partir da data da eleição, e não da condenação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro e celulares em volta - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro e celulares em volta - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Lideranças do PT avaliam que o texto da minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara dos Deputados na quinta-feira (14/9) abre a possibilidade de Jair Bolsonaro ser candidato nas eleições de 2030.

A avaliação dos petistas está baseada no artigo da minirreforma que fixa a data de início da contagem do prazo de inelegibilidade em casos de condenação por abuso de poder político, exatamente a situação de Bolsonaro.

O texto aprovado pelos deputados — e que ainda precisa passar pelo Senado —, deixa claro que a inelegibilidade passaria a contar a partir da data da eleição na qual a prática abusiva teria ocorrido, e não pelos 8 anos seguintes a eleição.

A lei atual fala que condenados pela Justiça Eleitoral ficam inelegíveis “para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes”.

Já o texto aprovado pelos deputados altera esse trecho. A nova redação fixa o  “prazo de 8 (oito) anos a contar da data da eleição na qual ocorreu a prática abusiva”.

Se o texto da minirreforma for aprovado pelos senadores e sancionado pelo presidente Lula, Bolsonaro estaria elegível novamente nas eleições presidenciais de 2030.

Isso porque a eleição de 2022, na qual o ex-presidente cometeu abuso de poder político, ocorreu em 2 de outubro. Em 2030, o primeiro turno cairá no dia 5 de outubro.

Caso a inelegibilidade passasse a contar apenas a partir da data da condenação pelo TSE, Bolsonaro estaria fora da disputa em 2030, podendo voltar a concorrer apenas nas eleições municipais de 2032.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?