PT já encara Eduardo Leite como adversário de Lula
Aliados de Lula já contabilizam que o PSD de Gilberto Kassab irá mesmo lançar o governador gaúcho para disputar o Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de ainda conversar com Gilberto Kassab, parte do PT já contabiliza que terá como concorrente no primeiro turno das eleições deste ano um candidato do PSD. E que o escolhido deve ser o governador gaúcho, Eduardo Leite.
Aliados do ex-presidente Lula admitem que, por causa das conjunturas internas do PSD, não será mesmo possível contar com Kassab no primeiro turno do pleito de outubro. E avaliam que a tendência é que Leite seja o nome do partido centrista na disputa pela Palácio do Planalto.
Segundo um interlocutor de Lula à coluna, “Kassab tem no PSD gente mais lulista que muito petista, e ao mesmo tempo tem uma leva de bolsonaristas”. Isso inviabilizaria uma união formal no primeiro turno.
Houve até mesmo uma tentativa de levantar a possibilidade de Leite ser indicado como vice de Lula pelo PSD. Entretanto, a ideia foi rechaçada de pronto pelo petista que já vê consolidado seu casamento com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
A entrada de Leite na campanha, entretanto, não é vista como um entrave para Lula, que espera contar com o apoio de Kassab e do próprio governador gaúcho em um segundo turno contra Bolsonaro. “Vamos enfrentar o Bolsonaro. Nosso adversário é ele. Mas sim, devemos ter um nome do PSD na campanha”, disse em reservado um parlamentar petista.
Como mostrou a coluna, quem mais teme uma candidatura de Eduardo Leite ao Palácio do Planalto é a campanha de Jair Bolsonaro. O diagnóstico dos bolsonaristas é de que Leite tem mais potencial que outros nomes da terceira via, entre eles, o ex-juiz Sergio Moro, para tirar votos tanto de Bolsonaro e até de uma parte do eleitorado do ex-presidente Lula.