PT escolhe representantes para acompanhar eleições na Venezuela
Partido de Lula, PT enviará ao menos dois representantes para acompanhar eleição presidencial na Venezuela, marcada para 28 de julho
atualizado
Compartilhar notícia
O PT enviará ao menos dois representantes para acompanhar as eleições presidenciais da Venezuela, em 28 de julho, quando o atual mandatário do país, o ditador Nicolás Maduro, tentará reeleição pela terceira vez.
Segundo apurou a coluna, o partido de Lula já tem dois nomes escolhidos. O primeiro deles é o ex-deputado José Geraldo Silva (PT-BA), um dos atuais vice-presidentes nacional da legenda.
O outro representante do PT deve ser Monica Valente, ex-secretária de Relações Internacionais do partido e atual secretária-executiva do Foro de São Paulo. Monica é esposa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Eleições na Venezuela
Os petistas viajarão à Venezuela para acompanhar o pleito na qual a principal candidata de oposição, María Corina Machado, foi impedida de concorrer. No lugar dela, concorrerá Edmundo González.
A decisão chegou a ser criticada pelo Itamaraty, que classificou a decisão como incompatível com o acordo firmado em Barbados, por meio do qual o governo venezuelano prometia eleições livres em troca do fim de sanções.
O próprio presidente Lula, considerado um aliado de Maduro no cenário internacional, disse estar “surpreso” com a decisão de barrar candidaturas da oposição.
“Eu disse ao Maduro, garanta que (a eleição) seja mais democrática, porque é importante para a Venezuela voltar ao mundo, com normalidade”, disse Lula durante viagem à Guiana.
TSE também enviará observadores para Venezuela
Como noticiou a coluna, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro voltou atrás e decidiu enviar dois técnicos da Corte para acompanharem as eleições presidenciais em Caracas.