metropoles.com

PT escolhe representantes para acompanhar eleições na Venezuela

Partido de Lula, PT enviará ao menos dois representantes para acompanhar eleição presidencial na Venezuela, marcada para 28 de julho

atualizado

Compartilhar notícia

Gaby Oraa/Getty Images
foto colorida de Nicolás Maduro sentado, de terno batendo palmas - metrópoles
1 de 1 foto colorida de Nicolás Maduro sentado, de terno batendo palmas - metrópoles - Foto: Gaby Oraa/Getty Images

O PT enviará ao menos dois representantes para acompanhar as eleições presidenciais da Venezuela, em 28 de julho, quando o atual mandatário do país, o ditador Nicolás Maduro, tentará reeleição pela terceira vez.

Segundo apurou a coluna, o partido de Lula já tem dois nomes escolhidos. O primeiro deles é o ex-deputado José Geraldo Silva (PT-BA), um dos atuais vice-presidentes nacional da legenda.

O outro representante do PT deve ser Monica Valente, ex-secretária de Relações Internacionais do partido e atual secretária-executiva do Foro de São Paulo. Monica é esposa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Eleições na Venezuela

Os petistas viajarão à Venezuela para acompanhar o pleito na qual a principal candidata de oposição, María Corina Machado, foi impedida de concorrer. No lugar dela, concorrerá Edmundo González.

A decisão chegou a ser criticada pelo Itamaraty, que classificou a decisão como incompatível com o acordo firmado em Barbados, por meio do qual o governo venezuelano prometia eleições livres em troca do fim de sanções.

O próprio presidente Lula, considerado um aliado de Maduro no cenário internacional, disse estar “surpreso” com a decisão de barrar candidaturas da oposição.

“Eu disse ao Maduro, garanta que (a eleição) seja mais democrática, porque é importante para a Venezuela voltar ao mundo, com normalidade”, disse Lula durante viagem à Guiana.

TSE também enviará observadores para Venezuela

Como noticiou a coluna, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro voltou atrás e decidiu enviar dois técnicos da Corte para acompanharem as eleições presidenciais em Caracas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?