metropoles.com

PT já prevê data para possível nova crise entre Lira e governo Lula

Para lideranças do PT, divulgação do relatório bimestral de receitas e despesas pode causar nova crise entre Arthur Lira e governo Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
Lula e Lira
1 de 1 Lula e Lira - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Lideranças do PT da Câmara dos Deputados preveem que uma nova crise entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o governo Lula poderá ser aberta no próximo dia 22 de março.

Na data, será divulgado o relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas primárias. Caso a receita fique aquém do previsto, o governo terá de contigenciar no orçamento, incluindo as emendas parlamentares.

A previsão de petistas é de o eventual contingenciamento das emendas provocará a ira de Lira e de caciques do Centrão, especialmente por 2024 ser um ano eleitoral, gerando uma nova crise entre Executivo e Legislativo.

Nos bastidores, caciques do PT lembram o discurso de Lira na abertura do ano legislativo, em fevereiro, quando o deputado avisou que “o orçamento da União pertence a todos e a todos, não só ao Executivo”.

Estudo

A preocupação de petistas com o relatório bimestral está baseada em um estudo feito por consultores de Orçamento da Câmara a pedido do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ).

No levantamento, está previsto um corte de R$ 41 bilhões no Orçamento da União ainda durante o mês de março para que o governo possa cumprir a meta fiscal do ano.

Até o final do mês, o governo terá ainda algumas batalhas para enfrentar no Congresso. A principal delas é a votação dos vetos presidenciais ao Orçamento, entre eles, o que Lula vetou R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?