metropoles.com

PT nunca entregou comando da Caixa para o Centrão em outros governos

Ao longo dos mandatos de Lula e de Dilma Rousseff, presidente da Caixa sempre foi nome de confiança dos presidentes e do PT

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida presidente lula sanciona Minha Casa minha vida - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente lula sanciona Minha Casa minha vida - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Cobiçada pelo Centrão no terceiro mandato de Lula, a presidência da Caixa Econômica Federal jamais foi entregue pelo PT a indicados do grupo durante os governos petistas anteriores.

Ao longo dos oito anos do primeiro governo Lula e dos seis anos de Dilma Rousseff, todos os comandantes do banco público foram figuras próximas aos presidentes da República ou ao próprio PT.

O primeiro presidente da Caixa em um mandato petista foi o economista Jorge Mattoso, nome próximo à cúpula petista. Ele chegou a integrar a equipe de Marta Suplicy na Prefeitura de São Paulo.

No segundo mandato de Lula, a presidente do banco público foi Maria Fernanda Coelho. Hoje, ela é a número 2 da Secretaria-Geral da Presidência, comandada pelo ministro petista Marcio Macêdo.

No primeiro governo Dilma, o chefe da Caixa foi Jorge Hereda. Ele tinha sido secretário de Habitação do Ministério das Cidades no primeiro mandato de Lula e chegou a ser secretário de Rui Costa na Bahia.

Já Miriam Belchior, que comandou a Caixa entre 2015 e 2016, é filiada ao PT. Antes de ir para o banco, ela foi ministra do Planejamento de Dilma. Hoje, ela é secretária-executiva da Casa Civil.

“Em nossos governos, nunca a presidência da Caixa foi negociada. A composição sempre se deu nas VPs (vice-presidências)”, destacou à coluna um influente petista que integra o governo Lula.

Centrão de olho na Caixa

Como noticiou a coluna, o PP deve sugerir o nome da ex-deputada Margarete Coelho (PP-PI) para presidir a Caixa. Ela é próxima dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do PP, senador Ciro Nogueira.

Ao indicar uma mulher para a chefia do banco público, o PP tenta vencer a resistência que Lula tem hoje de entregar o comando da instituição financeira ao Centrão.

Até então, o nome principal do PP para a chefia da Caixa era o do ex-ministro Gilberto Occhi, que já chegou a comandar o banco público durante o governo Michel Temer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?