metropoles.com

PT atua para emplacar relator governista na CPMI das invasões

Nas contas de membros do PT, é preferível dar a relatoria da CPMI ao Senado, enquanto Arthur Lira indicaria um nome para presidência da CPMI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
manifestantes bolsonaristas terrorismo invadem e destroem as instalacoes do Congresso nacional 9
1 de 1 manifestantes bolsonaristas terrorismo invadem e destroem as instalacoes do Congresso nacional 9 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Alas do PT atuam para emplacar um relator alinhado ao governo Lula na CPMI das invasões de 8 de janeiro, que foi criada nesta quarta-feira (26/4) em sessão do Congresso Nacional.

A ideia é que o partido e seus aliados no Parlamento trabalhem para que a indicação da relatoria fique com o Senado, enquanto o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicaria a presidência.

Nas conversas, parlamentares petistas explicam que a chance de ter um relator aliado é maior caso a relatoria fique com o Senado, onde o governo tem uma maioria mais confortável do que na Câmara.

Como mostrou a coluna, Lira trabalha, nos bastidores, para indicar um aliado para relatar as investigações sobre a tentativa de golpe em 8 de janeiro. O favorito é o líder do PP na Casa, André Fufuca (MA).

Entre as lideranças petistas, o nome de Fufuca é considerado “neutro” e não incomodaria, caso fosse presidente, e não relator dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito mista.

Aliados de Lula devem se reunir nos próximos dias com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que está voltando de Portugal, para discutir possíveis nomes.

Um dos nomes preferidos dos petistas e de integrantes do Palácio do Planalto é o senador de Renan Calheiros (MDB-AL), adversário de Lira, e que também esteve em Portugal com Lula.

Maioria governista

Nas contas dos governistas, a maioria dos dois blocões da Câmara deve ajudar o Planalto a ter maioria na CPMI. Petistas contam com indicações de aliados, sobretudo do bloco que tem MDB, PSD e Republicanos.

Há esperança até mesmo de que o União Brasil vá indicar parlamentares favoráveis ao governo. Hoje, a sigla não integra a base do governo, mesmo com três indicações da sigla no ministério de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?