PT aposta que Ciro e Tebet vão declarar voto em Lula no 2º turno
Petistas avaliaram que declarações de Ciro Gomes e Simone Tebet após 1º turno indicam que ambos vão apoiar Lula no 2º turno
atualizado
Compartilhar notícia
A campanha do ex-presidente Lula acredita que tanto Ciro Gomes (PDT) quanto Simone Tebet (MDB) vão declarar voto no petista no segundo turno.
Petistas próximos a Lula avaliam que Tebet deu sinalização clara desse apoio ao afirmar, nesse domingo (2/10), após o resultado das urnas, que “tem lado” e pretende “se pronunciar no momento certo”.
Como noticiado pela coluna, a senadora sul-mato-grossense já prometeu textualmente a algumas lideranças de seu partido que não vai declarar voto em Bolsonaro.
O MDB, no entanto, deve liberar seus filiados para apoiarem o candidato que quiserem no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, conforme mostrou a coluna.
Sinalização de Ciro
Aliados de Lula também viram uma sinalização de apoio de Ciro Gomes a Lula na declaração que o ex-ministro cearense deu à imprensa após o resultado do primeiro turno.
Em sua fala, o pedetista se disse “profundamente preocupado com o que está acontecendo com o Brasil”. “Nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora”, assinalou Ciro, pedindo “mais algumas horas” para anunciar sua posição.
Para petistas, a preocupação mencionada por Ciro seria em relação ao avanço do bolsonarismo nas eleições para o Congresso e governos estaduais, bem como a pequena diferença de 5 pontos entre Lula e Jair Bolsonaro.