metropoles.com

Com resistências, PT desiste de ter Anielle como vice de Paes no Rio

PT abortou plano de tentar emplacar ministra Anielle Franco como candidata a vice do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
1 de 1 Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O PT desistiu do plano de ter a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, como candidata a vice do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que tentará reeleição em outubro de 2024.

A desistência foi motivada por resistências tanto do atual prefeito da capital fluminense quanto da própria ministra, segundo integrantes do Palácio do Planalto e lideranças petistas ouvidas pela coluna.

Paes deixou claro ao PT que deseja ter como vice um nome de seu grupo político. Isso porque ele pretende deixar o cargo em abril de 2026 para se candidatar ao governo do Rio, o que levará seu vice a assumir a prefeitura.

“A prioridade do PT é a reeleição do Lula em 2026. Precisamos de uma candidatura ampla a governador que amplie as bases do Lula, e essa candidatura é a do Eduardo. Então, não há por que exigir que, além de ser nosso candidato, ele entregue a prefeitura em 2026 para nós com um vice petista”, afirmou à coluna o deputado federal Washington Quaquá (PT), vice-presidente nacional do PT.

Embora o plano para Anielle ser vice tenha sido abortado, lideranças petistas afirmam que a ministra mantém o interesse em se filiar ao PT. Ela já é apontada, inclusive, como candidata a deputada pela sigla em 2026.

Diante da desistência, Anielle deve permanecer como ministra de Lula. Caso fosse ser candidata nas eleições de outubro, ela teria de deixar o cargo no governo até o início de abril, como prevê a legislação eleitoral.

Outro lado

Procurada pela coluna por meio de sua assessoria de imprensa, a ministra da Igualdade Racial não respondeu. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

O nome de Anielle como vice de Paes era defendido por lideranças do PT e pela primeira-dama Janja. Um evento de filiação da ministra à legenda chegou a ser marcado para 23 de fevereiro, mas acabou desmarcado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?