PSol quer que ministro do TCU explique áudio no plenário da Câmara
Sigla protocolou dois requerimentos para convocação de Augusto Nardes e outros partidos, como o PT, avisaram que também querem explicações
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados federais do PSol querem convocar o ministro do TCU Augusto Nardes para que explique na Câmara o áudio de teor golpista compartilhado por ele em um grupo com lideranças do agronegócio.
Parlamentares do partido já protocolaram ao menos dois requerimentos alegando ser “urgente” o comparecimento de Nardes para dar explicações na Casa.
Um deles, apresentado pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e assinado por toda bancada da sigla, quer que o ministro do TCU seja inquerido no plenário da Câmara.
“Assim, que haja qualquer tipo de participação, contribuição ou envolvimento de um Ministro do tribunal de Contas da União ou de qualquer outro membro de qualquer poder constituído, assim como de agentes militares ou de segurança pública, em qualquer tipo de articulação que tenha o objetivo de impedir que o presidente democraticamente eleito assuma o poder a partir de 2023, é absolutamente incompatível com a Constituição Federal de 1988 e o regime por ela instalado, que pôs fim a um dos capítulos mais vergonhosos da história do Brasil, que foi o regime ditatorial civil-militar, alcunhado por Ulisses Guimarães como ‘o caminho maldito'”, diz a parlamentar.
A deputada, junto da líder do partido, Sâmia Bomfim (PSOL-SP), também apresentou o mesmo requerimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
Outros partidos
Parlamentares de outros partidos de oposição também avisaram que irão protocolar requerimentos de convocação. É o caso do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que fez a promessa em seu Twitter.
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, também cobrou “explicações públicas” do ministro do TCU sobre o áudio.
Vou protocolar um pedido de convocação do Ministro Augusto Nardes do TCU, para explicar áudio atribuído a ele, que o envolve em conspiração golpista.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) November 20, 2022
Como mostrou a coluna, Nardes também está sendo cobrado por outros ministros do TCU por causa do áudio. Parte dos integrantes da Corte viu crime nas falas do colega e cobra retratação pública.
Ouça o áudio: