metropoles.com

PSol quer diminuir poder de Lula em nomeação de reitores

Deputados do Psol apresentaram projeto que acaba com lista tríplice e obriga Lula a nomear reitor escolhido diretamente pelas universidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula coloca a mão no pescoço após cirurgia na garganta. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fala com a imprensa após uma semana em Brasília. Lula ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Local: CCBB. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Lula coloca a mão no pescoço após cirurgia na garganta. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fala com a imprensa após uma semana em Brasília. Lula ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Local: CCBB. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Deputados do PSol protocolaram na Câmara um projeto de lei que pode diminuir o poder do presidente Lula nas nomeações dos reitores das universidades federais.

Hoje, o presidente da República recebe uma lista tríplice de nomes escolhidos pelos integrantes de cada instituição e tem a liberdade para nomear qualquer um dos três indicados.

O projeto dos deputados, protocolado na quarta-feira (5/4), acaba com a lista tríplice e obriga o presidente a nomear o candidato mais votado em processo interno das universidades.

“O(a) Reitor(a) e o(a) Vice-Reitor(a) das universidades federais serão nomeados(as) pelo Presidente da República, escolhidos(as) obrigatoriamente os(as) que obtiverem o maior número de votos, respeitado o resultado das eleições diretas, a serem realizadas sob o sistema majoritário uninominal, conforme processo eleitoral conduzido pelo colegiado máximo de cada universidade federal”, diz o texto da proposta.

Na prática, o projeto faz com que os reitores sejam escolhidos pela própria comunidade acadêmica, deixando ao presidente da República apenas a função de chanceler a decisão.

“Tendo em vista os princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática do ensino público (artigos 206 e 207 da Constituição Federal), a escolha dos dirigentes das universidades deve se dar no âmbito de cada instituição, por meio de processo eleitoral interno conduzido pelo seu colegiado máximo, sem a interferência de agentes políticos externos”, justificam os parlamentares na proposta.

O projeto é assinado por 12 deputados, sendo 11 do PSol (veja a lista abaixo). Dos 13 integrantes da bancada do PSol na Câmara, aepnas Glauber Braga (RJ) e Guilherme Boulos (SP) não apoiaram a proposta.

Veja a lista dos deputados que assinaram o projeto:

  • Tarcísio Motta (PSol-RJ),
  • Fernanda Melchionna (PSol-RS),
  • Célia Xakriabá (PSol-MG),
  • Pastor Henrique (PSol-RJ),
  • Chico Alencar (PSol-RJ),
  • Professora Luciene Cavalcante (PSol-SP),
  • Erika Hilton (PSol-SP),
  • Sâmia Bomfim (PSol-SP),
  • Ivan Valente (PSol_SP),
  • Talíria Petrone (PSol-RJ),
  • Luiza Erundina (PSol-SP) e
  • Túlio Gadêlha (Rede-PE).

Confira o projeto: 

PL-1621-2023 by Gustavo Zucchi on Scribd

Autonomia universitária

Os deputados do PSOL que assinam o projeto argumentam que o objetivo da proposta é garantir a autonomia universitária prevista na constituição.

Eles defendem que Lula nunca interferiu nessa autonomia, mas que o ex-presidente Jair Bolsonaro colocou o preceito constitucional em risco, escolhendo “interventores” para as reitorias.

“O projeto acaba com a lista tríplice para garantir a democracia e a autonomia universitária, respeitando a escolha da reitora ou reitor de acordo com a eleição e vontade da comunidade universitária. O projeto de lei é pra garantir que nunca mais nenhum governo faça intervenções e respeite a democracia e autonomia universitária”, disse o deputado federal Tarcísio Motta (Psol-RJ)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?