metropoles.com

PSol quer convocar chanceler para explicar ataque de Bolsonaro a Boric

No debate da Band, Jair Bolsonaro acusou presidente chileno de “tacar fogo” em metrô; fala gerou incidente diplomático entre os dois países

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Magalhães/MRE
O presidente Jair Bolsonaro sorri ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro sorri ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França - Foto: Gustavo Magalhães/MRE

Mesmo com o Câmara dos Deputados em ritmo lento por causa da campanha eleitoral, o PSol quer uma sessão com um ministro de Jair Bolsonaro no plenário da Casa para explicar uma fala do presidente.

Na terça-feira (30/8), oito parlamentares da sigla protocolaram um requerimento, assinado pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), pedindo a convocação do chanceler Carlos França.

A justificativa é a necessidade de o ministro uma explicar a fala de Bolsonaro sobre o presidente do Chile, Gabriel Boric, no encerramento do debate promovido pela Band no domingo (28/8).

Em suas considerações finais durante o primeiro confronto entre os presidenciáveis, o atual chefe do Palácio do Planalto disse que Boric “tacou fogo” no metrô chileno.

“O fato é totalmente inaceitável e não possui precedente na história da República. Além de envergonhar a tradição diplomática brasileira e apequenar a política externa de nosso país, os ataques de Bolsonaro a um presidente democraticamente eleito viola os princípios da autodeterminação dos povos, da não-intervenção e da igualdade entre os Estados, os quais devem reger nossas relações internacionais conforme disposto nos incisos do Art. 4º de nossa Constituição Federal”, diz o PSol no requerimento.

A fala de Bolsonaro gerou um incidente diplomático entre os dois países. O Chile convocou o embaixador brasileiro em Santiago, Paulo Roberto Pacheco, para dar explicações sobre a acusação.

A chanceler chilena, Antonia Urrejola, afirmou  que as acusações são “falsas” e “gravíssimas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?