PSol aciona PF e MPF contra empresa de Musk por antenas em garimpos
Parlamentares do PSol enviam representações ao MPF, PF e Anatel pedindo investigação sobre empresa de Elon Musk por antenas em garimpos
atualizado
Compartilhar notícia
Parlamentares do PSol acionaram o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Anatel para que investiguem a Starlink, uma das empresas de Elon Musk, por antenas encontradas em garimpos ilegais na terra Yanomami.
As representações foram enviadas aos três órgãos na terça-feira (16/4) pela deputada federal Luciene Cavalcante, pelo deputado estadual Carlos Gianazzi e pelo vereador paulistano Celso Gianazzi, todos do PSol de São Paulo.
As antenas foram encontradas em operação da PF realizada entre 4 e 10 de março. Ao atodo, foram apreendidas 24 antenas da Starlink, que eram utilizadas para comunicação dos criminosos dentro da terra indígena Yanomami.
“Por todo o exposto, salta aos olhos que, a despeito da gravíssima crise humanitária enfrentada pelo povo Yanomami, que passa por um processo de histórica e intensa destruição, causada principalmente pelo garimpo ilegal, os satélites da empresa Representada sejam utilizados como instrumento de sustentação de um genocídio sem qualquer constrangimento”, afirmam os parlamentares do PSol nas representações.
Desde 6 de abril, Musk está em guerra aberta contra o Judiciário brasileiro. O empresário reclama de ordens do ministro Alexandre de Moraes para bloquear perfis no “X” (antigo Twitter), do qual é também é dono.