metropoles.com

PSol faz ofensiva pela regulamentação de direitos de motoristas de app

Deputados do PSol levaram motoristas de aplicativo para encontro com ministro do Trabalho e apresentaram projeto para regulamentar profissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada /Câmara dos Deputados
Imagem colorida de Guilherme Boulos, homem branco de cabelo e barba castanhos, de terno azul e gravata rosa, sentado em uma cadeira de couro, de frente a um microfone, sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Guilherme Boulos, homem branco de cabelo e barba castanhos, de terno azul e gravata rosa, sentado em uma cadeira de couro, de frente a um microfone, sorrindo - Metrópoles - Foto: Bruno Spada /Câmara dos Deputados

O PSol deu início, na semana passada, a uma ofensiva pela regulamentação dos direitos trabalhistas dos motoristas de aplicativo, tema que acabou não avançando nem no Executivo, nem no Congresso, nesse primeiro ano do governo Lula.

Na quinta-feira (7/12), o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) levou representantes da categoria para uma reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a fim de discutir a regulamentação do serviço, que abrange aplicativos como Uber e 99.

No mesmo dia, o líder da bancada do PSol na Câmara e pré-candidato a prefeito de São Paulo em 2024, Guilherme Boulos (SP), apresentou um projeto de lei na Casa propondo a regulamentação da profissão de motorista de aplicativo.

Segundo a proposta de Boulos, os motoristas teriam direito a um seguro de dez salários mínimos que valeria do início ao fim da corrida. O seguro serviria para cobrir danos com acidentes, roubos, furtos e até auxílio funeral, em caso de morte.

O projeto apresentado pelo líder do PSol prevê também que os aplicativos seriam obrigados a informar a seus motoristas o local exato da partida e do destino, além do valor exato que será pago ao colaborador pelo serviço.

A proposta ainda estipula regras para os bloqueios ou desligamentos dos motoristas das plataformas e obriga as empresas a fornecerem, no momento da contratação, cursos de primeiros socorros, mecânica e “relações humanas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?