metropoles.com

Promulgação da tributária tem tapa, bronca de Lira e abraços de Lula

Sessão de promulgação da reforma tributária teve briga entre deputados, bronca de Arthur Lira na oposição e abraços de Lula no Centrão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Zucchi/Metrópoles
A confusão na promulgação da reforma tributária - Metrópoles
1 de 1 A confusão na promulgação da reforma tributária - Metrópoles - Foto: Gustavo Zucchi/Metrópoles

A sessão de promulgação da PEC da reforma tributária, nesta quarta-feira (20/12), no Congresso Nacional, foi marcada por briga entre deputados, vaias e aplausos a Lula e abraços distribuídos pelo presidente da República.

Logo que chegou ao plenário da Câmara, Lula abraçou a deputada Daniela Carneiro (União-RJ), demitida pelo petista do Ministério do Turismo em julho de 2023 após pressão do União Brasil.

O abraço ocorreu cinco dias após a ex-ministra provocar integrantes do governo e de seu partido nas redes sociais, após o Congresso derrubar uma série de vetos do presidente da República.

Outro que recebeu um abraço de Lula foi o presidente nacional do Republicanos e 1º vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira, que subiu até a Mesa Diretora para cumprimentar o petista.

Pereira, que apoiou o governo Bolsonaro, tem ensaiado uma aproximação pessoal com Lula, de olho em uma candidatura à presidência da Câmara, em fevereiro de 2025.

Tapa, vaias e bronca de Lira

O clima para Lula, no entanto, não foi ameno perante a oposição. Parlamentares bolsonaristas hostilizaram o petista durante praticamente toda a sessão, com vaias e xingamentos”.

Deputados que apoiam Lula revidaram com gritos em defesa do presidente da República e até com agressão a parlamentares bolsonaristas que xingaram o presidente de “ladrão”.

Vice-presidente nacional do PT, o deputado Washington Quaquá (RJ) chegou a desferir um tapa no colega Messias Donato (Republicanos-ES), após o parlamentar capixaba xingar Lula.

Bolsonaristas não pouparam nem mesmo a execução do hino nacional, quando deputados como Nikolas Ferreira (PL-RJ), ficaram de costas para a Mesa Diretora do plenário, em sinal de protesto contra Lula.

Outro que tumultuou a sessão foi o deputado bolsonarista Abílio Brunini (PL-MT). Antes do início da sessão, Brunini retirou as placas de “reservado” que o cerimonial havia colocado nas primeiras cadeiras do plenário.

O comportamento da oposição rendeu aos bolsonaristas uma bela bronca do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que reservou parte do seu discurso para cobrar respeito às autoridades presentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?