Preso, sargento pedófilo transportou Lira, Barroso e ministros de Lula
Sargento preso com arquivos de pedofilia já transportou na FAB autoridades como Luís Roberto Barroso, Arthur Lira e ministros de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
Preso na quarta-feira (25/9) com mais de 5 mil arquivos de pedofilia, o sargento da Aeronáutica Patrik de Souza Lima era figura frequente em voos de autoridades que viajavam em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Levantamento feito pela coluna mostra que o militar trabalhou em voos da FAB que transportaram figuras como os presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de diversos ministros de Lula.
O levantamento foi feito pela coluna após cruzamento entre os registros de viagem do militar disponibilizados pelo portal da Transparência do governo federal e os registros de voos de autoridades da FAB.
Com Barroso, por exemplo, o sargento viajou entre os dias 13 e 16 de junho de 2024, em voo da FAB que partiu de Brasília e passou pelas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Salvador e Rio de Janeiro.
No dia seguinte, em 17 de junho, o militar trabalhou em um voo da Aeronáutica que transportou o ministro dos Transportes, Renan Filho, de Brasília a Maceió, reduto eleitoral do auxiliar de Lula.
Patrik também atuou em voos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Um deles ocorreu em 3 de junho e fez o trajeto entre Guarulhos e Recife. Em 6 de junho, o sargento voltou com Haddad do Recife para São Paulo.
Voos do sargento com Lira
A coluna também mapeou ao menos uma ocasião em que o sargento transportou o atual presidente da Câmara: uma viagem de ida e volta entre Brasília e Maceió realizada entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março.
Em maio, o sargento da FAB também trabalhou em uma série de voos entre as cidades de Brasília, Pirassununga, Araraquara e São Paulo, com a presença de ao menos três ministros de Lula a bordo.
Estavam nesses voos os ministros Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União – CGU), Nísia Trindade (Saúde) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência).
Missões no governo Lula
De acordo com os registros da FAB, o militar não participou de voos com autoridades durante o governo Fernando Haddad. Ele só começou a atuar nesse tipo de missão em maio de 2023, já sob a gestão Lula.
O último registro de viagem a trabalho do militar foi no dia 30 de junho de 2024, quando ele atuou em uma missão de UTI aérea. Desde então, não há mais dados disponíveis de viagens dele.
Como noticiou o Metrópoles na coluna Na Mira, Patrik é natural do Rio de Janeiro e estava lotado no Comando da Aeronáutica em Brasília. Como segundo-sargento, ele recebe salário bruto mensal de R$ 9,2 mil.
Confira algumas das viagens com autoridades do sargento:
- Viagem com Luís Roberto Barroso, presidente do STF
Datas: 13 a 16 de junho
Roteiro: Brasília → João Pessoa → Campina Grande → Salvador → Rio de Janeiro - Viagem com Renan Filho, ministro dos Transportes
Data: 17 de junho
Roteiro: Brasília → Maceió - Viagem com Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Data: 3 de junho a 7 de junho
Roteiro: Guarulhos → Recife → Guarulhos - Viagens com os ministros Vinicius Marques de Carvalho (CGU), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macedo (Secretaria-Geral)
Data: 23 e 24 de maio
Cidades: Brasília, Pirassununga, Araraquara, São Paulo - Viagem a serviço de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Data: 29 de fevereiro a 3 de março
Roteiro: Brasília → Maceió → Brasília