metropoles.com

Presidente do STJ não participará do julgamento de Robinho; entenda

Julgamento do ex-jogador Robinho na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) está marcado para o dia 20 de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images
Foto colorida de Robinho, com a camisa do Santos
1 de 1 Foto colorida de Robinho, com a camisa do Santos - Foto: DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, não participará do julgamento do ex-jogador Robinho no tribunal, marcado para o dia 20 de março.

Na sessão, a Corte Especial do STJ analisará o pedido de homologação da setença da Itália que condenou Robinho a nove anos de prisão por estupro naquele país, para que a pena seja cumprida no Brasil.

A presidente do STJ, porém, não presidirá o julgamento porque estará na Espanha participando de reunião da Comissão de Ética Judicial da Cúpula Judicial Ibero-Americana (Cumbre), da qual é coordenadora no Brasil.

O encontro acontecerá nos dias 20 e 21 de março em Madri. Segundo o STJ, o evento ocorrerá no mesmo horário do julgamento de Robinho no Brasil, o que impede a participação da ministra no julgamento por teleconferência.

Como estará ausente, Maria Thereza designou o ministro Og Fernandes, atual vice-presidente do STJ, para chefiar a sessão da Corte Especial do tribunal em que o caso de Robinho será julgado.

Outro lado

À coluna, o STJ informou que o compromisso da presidente da Corte estava programado desde o início do ano, ou seja, antes de o julgamento do ex-jogador ser marcado, em fevereiro.

“A programação deste compromisso institucional coincidirá com o horário da sessão de julgamento, motivo pelo qual a ministra Maria Thereza estará ausente na Corte Especial do dia 20 de março e não terá condições de presidir a respectiva sessão por teleconferência. A sessão será presidida pelo vice-presidente, ministro Og Fernandes, sem prejuízo de quórum considerando que a presidência não tem voto em julgamentos, salvo em casos de empate”, ressaltou o tribunal em nota à coluna.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?