metropoles.com

Presidente do Palmeiras deverá ser chamada para CPI no Senado

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, está na lista de convocados pelo presidente da CPI da manipulação do futebol, Jorge Kajuru

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Menotti/SE Palmeiras
Leila Pereira, presidente do Palmeiras - Metrópoles
1 de 1 Leila Pereira, presidente do Palmeiras - Metrópoles - Foto: Fabio Menotti/SE Palmeiras

Além de John Textor, dono da SAF do Botafogo, a atual presidente do Palmeiras, Leila Pereira, também deverá estar na lista dos primeiros depoimentos da CPI da manipulação do futebol.

Segundo o futuro presidente da comissão de inquérito, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a mandatária palmeirense deve ser uma das convocadas, assim como um árbitro citado por Textor em sua acusação da manipulação.

Textor diz ter provas de que o Palmeiras, time de Leila, foi beneficiado em 2022 e 2023. Ele afirma que jogadores de Fortaleza e São Paulo, em partidas contra o alviverde, tiveram atitudes suspeitas.

Alvo da CPI

A ideia da CPI, entretanto, não é focar nas suspeitas levantadas pelo dirigente botafoguense sobre partidas da série A do Campeonato Brasileiro. O alvo são cerca de 100 partidas disputadas em 2023, a maioria da série D.

As partidas suspeitas estão em um levantamento feita pela Sportradar, contratada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para analisar jogos desde 2017. A empresa será convidada para explicar os indícios de manipulação.

Além disso, Kajuru deverá também convocar presidentes do Tombense e Londrina, já que ambos os times foram citados pela empresa.

Entenda a denúncia

Na segunda-feira (1º/4), Textor voltou a afirmar que jogos do Palmeiras em 2022 e 2023 foram manipulados. Em seu site pessoal, afirmou que possuí provas de que ao menos dois jogos da equipe paulista tiveram resultados combinados.

O mandatário botafoguense afirma que jogadores do Fortaleza em 2022 e do São Paulo em 2023 tiveram comportamento suspeitos nas partidas contra o Palmeiras, que se sagrou campeão nas duas últimas temporadas.

Apesar das acusações, Textor não apresentou provas quando elas foram requisitadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJF). As diretorias de Palmeiras e São Paulo prometeram tomar medidas judiciais contra o dirigente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?