metropoles.com

Presidente do PSB envia carta a deputados pedindo voto contra PEC

No documento, Carlos Siqueira pede uma “revisão de voto” aos parlamentares que se posicionaram a favor da PEC dos Precatórios no 1º turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano
Carlos Siqueira e o PSB
1 de 1 Carlos Siqueira e o PSB - Foto: Rafaela Felicciano

Sem apoio suficiente para fechar questão contra a PEC dos Precatórios, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, enviou uma carta aos deputados do partido que se posicionaram a favor da proposta no primeiro turno pedindo que revejam seus votos na segunda votação.

No documento, ao qual a coluna teve acesso, Siqueira elenca os motivos pelos quais a legenda é contra o texto. Ele destaca a farra que poderá acontecer com as emendas de relator ao Orçamento, o chamado “Orçamento secreto”, favorecendo o governo de Jair Bolsonaro e seus aliados na Câmara.

“Ora, o cenário que se estabelecerá com a eventual aprovação da PEC dos Precatórios é totalmente contrário aos princípios da justiça defendidos pelo PSB e flagrantemente adverso à atuação da oposição ao governo, na qual o PSB se inscreve com todo o peso de sua história de mais de 70 anos”, escreve Siqueira.

“Isso dito, solicito a V.Exa. considerar a revisão do voto que ofereceu na oportunidade do 1° turno das votações, de forma a se somar ao contingente de parlamentares que perseguem tanto a preservação e promoção da justiça, quanto a oposição a um governo que tanto mal tem feito ao país”, completa Siqueira na carta.

Apesar da carta de Siqueira, dirigentes do PSB preveem que não haverá mudanças de voto na bancada. Argumentam que os deputados que votaram a favor da PEC já vêm se posicionando contra a posição da sigla desde a reforma da Previdência, e estariam apenas aguardando a janela partidária, em abril de 2022, para deixar a legenda.

Na votação em primeiro turno da PEC, na madrugada da última quarta-feira (5/11), o PSB entregou 10 votos favoráveis à proposta, de um total de 32 deputados. Isso mesmo com a orientação contrária do líder da legenda na Câmara, Danilo Cabral (PSB-PE).

Após a votação em primeiro turno, o presidente do PSB chegou a dar entrevistas dizendo que o partido deveria fechar questão contra a PEC. Uma reunião da bancada chegou a ser cogitada, mas acabou não acontecendo por falta de consenso sobre a matéria.

Confira na íntegra a carta de Siqueira:

PSB e a PEC dos Precatórios by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?