metropoles.com

Presidente do partido de Deltan protocola PL para salvar ex-deputado

Presidente do Podemos, partido de Deltan Dallagnol, protocolou projeto de lei para tentar salvar o mandato do ex-procurador na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
imagem colorida deltan dallagnol em gabinete na camara
1 de 1 imagem colorida deltan dallagnol em gabinete na camara - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Presidente do Podemos, a deputada Renata Abreu (SP) protocolou projeto de lei na Câmara para tentar salvar o mandato de Deltan Dallagnol, cassado no dia 16 de maio pelo TSE.

Por meio da proposta, apresentada na segunda-feira (29/5), Renata propõe que a Justiça Eleitoral não possa “indeferir” candidaturas de deputados eleitos e empossados.

É, justamente, o caso de Dallagnol. O ex-procurador foi eleito, diplomado, assumiu como deputado federal, mas teve a validade do registro de sua candidatura cassada pelo TSE.

Segundo o projeto da presidente do Podemos, caso a Justiça Eleitoral descumpra o prazo de julgamento do registro, haverá deferimento automático da candidatura.

Renata Abreu propõe ainda que a lei, se aprovada, seja aplicada de forma retroativa às eleições de 2022, o que salvaria a candidatura de Dallagnol.

Em sua justificativa, a deputada diz que seu projeto servirá como “incentivo” para que a Justiça Eleitoral cumpra os prazos para analisar as candidaturas e trará “segurança jurídica” para as eleições brasileiras.

“Reforça-se o princípio da democracia representativa, pois o eleito pelo povo não terá seu mandato cassado por circunstâncias administrativas fora de seu controle. Isso também contribui para a eficiência administrativa, evitando o dispêndio de recursos públicos em novas eleições (quando a eleição for majoritária) e na gestão de controvérsias relacionadas à cassação de mandatos”, justifica a deputada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?