Presidente do BC pede paciência a empresários sobre redução de juros
Presidente do BC participou de reunião com empresários nesta terça-feira (23/5) na residência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou de reunião com empresários e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta terça-feira (23/5) em Brasília.
O encontro aconteceu na residência oficial de Pacheco e teve as presenças de empresários como Rubens Ometto (Cosan), Flávio Rocha (Riachuelo), Rubens Menin (MRV), Benjamin Steinbruch (CSN) e Josué Alencar (Fiesp).
Também participaram da reunião o ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, e o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney.
Juros
A pauta principal da conversa foi o projeto do novo arcabouço fiscal, que deve ser votado nesta semana na Câmara, e a reforma tributária, ainda sem previsão de ser votada pelos deputados.
O empresariado, no entanto, aproveitou o encontro para reforçar a cobrança pela redução da taxa básica de juros (Selic) no Brasil, fixada atualmente pelo Banco Central em 13,75% ao ano.
Os empresários defenderam que a aprovação do novo arcabouço fiscal ajudará a melhorar a política fiscal brasileira e, dessa forma, contribuirá para a redução dos altos juros vigentes no país.
Em resposta, Campos Neto pediu calma e paciência aos empresários. O banqueiro reconheceu que a aprovação do novo arcabouço pode contribuir para a redução dos juros, mas ressaltou que a redução não será imediata.