Presidente da Petrobras troca “1º ministro” da estatal
Dois meses após assumir Petrobras, Magda Chambriard decide trocar mais um cargo estratégico na estatal
atualizado
Compartilhar notícia
Dois meses após assumir o comando da Petrobras, Magda Chambriard vai trocar mais um posto estratégico da estatal: a chefia de gabinete da presidência da empresa.
Atual chefe de gabinete, Danilo Silva deixará o cargo em meados de agosto. Segundo apurou a coluna, ele será substituído por Felipe Figueiredo, que ja vinha atuando como assessor especial de Magda.
Em junho, a coluna noticiou que a nova presidente da Petrobras pretendia trocar o chefe de gabinete. Ela manteve Danilo no início da gestão apenas para auxilia-la na transição.
O próprio chefe de gabinete, como revelou a coluna, já estava ciente que seria dispensado e se articulou para garantir outro cargo de diretor de alguma subsidiária da Petrobras.
Danilo estava como chefe de gabinete desde a gestão Jean Paul Prates. Ele era chamado, nos bastidores, de “primeiro-ministro”, em razão de sua forte influência na estatal.
Funcionário da Petrobras há mais de duas décadas, Danilo deverá assumir uma vice-presidente na Transpetro, subsidiária da petrolífera na área transporte e logística de combustíveis.
Aliados dizem que Danilo mesmo teria colocou o cargo à disposição, para deixar Magda Chambriad a vontade para reestruturar o gabinete da presidência da Petrobras.
Danilo é próximo de ministros e lideranças petistas influentes. Entre eles, Alexandre Padilha, atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.