metropoles.com

A preocupação de um ministro do governo Lula com Haddad

Ministro de Lula aliado a Fernando Haddad diz que atual chefe da equipe econômica “anda muito triste e desapontado” com falta de apoio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, em evento no Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, em evento no Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Ministros do governo Lula próximos de Fernando Haddad têm demonstrado, nos bastidores, preocupação com o titular do Ministério da Fazenda em meio à falta de apoio à agenda econômica.

“Estou muito preocupado com Haddad. Ele anda muito triste e desapontado. Falta de apoio real”, relatou à coluna, sob reserva, um influente ministro do Palácio do Planalto.

Nas últimas semanas, Haddad vem sofrendo críticas não só do mercado financeiro e do empresariado como de integrantes do próprio governo e do PT, partido ao qual é filiado.

Críticas e indireta a Haddad

Do mercado e empresariado, o estopim para o aumento do tom das críticas ao ministro foi a medida provisória (MP) que alterava as regras de compensação do PIS/Cofins.

A MP, como noticiou a coluna, foi alvo de duras críticas por parte de empresários e acabou sendo devolvida ao governo pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Já do governo e de petistas partem críticas a propostas de Haddad para revisão de gastos, em debate na equipe econômica após a escalada da incerteza fiscal e a alta do dólar.

Na semana passada, como noticiou a coluna, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, mandou uma indireta para o ministro da Fazenda por meio das redes sociais.

Hoffmann compartilhou um texto do jornalista Leonardo Sakamoto, no qual ele critica a ideia de limitar os gastos em saúde, educação e benefícios previdenciários, defendida pelo time de Haddad.

A coluna procurou interlocutores de Haddad para questioná-los sobre a preocupação de colegas do ministro, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?