Preferido de Lira avança em acordo com PDT para sucessão na Câmara
Deputado Elmar Nascimento, visto como preferido de Arthur Lira para sucessão na Câmara, avança em negociação para ter o apoio do PDT
atualizado
Compartilhar notícia
Apontado como candidato preferido de Arthur Lira (PP-AL) para sucessão no comando da Câmara, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) está em negociações avançadas para receber o apoio do PDT na disputa.
O acordo negociado entre lideranças do União Brasil e do PDT envolve sobretudo alianças entre os dois partidos nas eleições municipais de outubro deste ano em estados como Pernambuco e Rio de Janeiro.
Em troca do apoio do PDT a Elmar na disputa na Câmara, por exemplo, o União Brasil promete apoiar o candidato pedetista à prefeitura de Caruaru (PE), município com a quarta maior população de Pernambuco.
O candidato do PDT a prefeito é Zé Queiroz. Ele é pai do ex-deputado federal Wolney Queiroz, presidente do PDT pernambucano e atual número dois de Carlos Lupi no Ministério da Previdência.
À coluna, Lupi, que é o presidente nacional do PDT, confirmou que as conversas com Elmar Nascimento estão avançadas. “Sim, estamos conversando”, disse o ministro.
PSB também sinaliza apoio ao preferido de Lira
Na semana passada, Elmar Nascimento também fechou um pré-acordo para apoio do PSB. O acerto também envolve aliança para as eleições municipais de outubro deste ano.
Em troca do apoio a Elmar, o União Brasil se comprometeu a apoiar a reeleição do atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), que deve tentar o governo de Pernambuco em 2026.
Além de Elmar, são pré-candidatos à sucessão de Lira os deputados: Antonio Brito (PSD-BA), Dr. Luizinho (PP-RJ), Hugo Motta (Republicanos-PB), Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).