metropoles.com

PP diz que Bolsonaro vetou Baldy por causa de Caiado, e não de Doria

Presidente Jair Bolsonaro vetou a nomeação do ex-ministro Alexandre Baldy (PP-GO) para um cargo no Ministério da Economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Integrantes da cúpula do Progressistas dizem, nos bastidores, que Jair Bolsonaro teria vetado a ida do ex-deputado Alexandre Baldy (PP-GO) para o Ministério da Economia por causa do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e não do governador paulista, João Doria (PSDB), provável adversário do presidente em 2022.

Ex-ministro da Cidades do governo Temer, Baldy havia sido indicado para ocupar um posto de articulação política na equipe econômica pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. O acerto ocorreu na semana passada diretamente entre Ciro, que comanda o Progressistas, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

4 imagens
Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, comanda o Progressistas
O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a afirmar que a matéria "caiu em mãos erradas" no Senado
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o ex-presidente Jair Bolsonaro
1 de 4

Ex-secretário do governo João Doria, Alexandre Baldy (PP-GO) assumiria um cargo de articulação política no Ministério da Economia, mas a nomeação acabou vetada pelo presidente Jair Bolsonaro

Reprodução
2 de 4

Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, comanda o Progressistas

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a afirmar que a matéria "caiu em mãos erradas" no Senado

Andressa Anholete/Getty Images
4 de 4

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o ex-presidente Jair Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Guedes recorreu a Ciro sob o argumento de que precisa reforçar a articulação política na pasta após perder dois de seus principais interlocutores com o Congresso: Esteves Colnago, que assumiu a Secretaria do Tesouro, e Daniella Marques, que assumirá a Secretaria de Produtividade e Competitividade em breve.

No fim de semana, porém, Bolsonaro proibiu a nomeação de Baldy. Nos bastidores, auxiliares do presidente no Palácio do Planalto alegaram que o veto foi motivado pelo falto de Baldy ser aliado de Doria. O ex-ministro foi secretário de Transportes Metropolitanos de Doria até outubro, quando pediu demissão.

Dirigentes do Progressistas disseram à coluna, contudo, que Bolsonaro vetou Baldy, na verdade, em razão da provável aliança dele com o governador de Goiás em 2022. Baldy quer ser candidato ao Senado em 2022 na chapa de Caiado, que tentará reeleição para o governo do estado.

Segundo a cúpula do Progressistas, o presidente avisou que só daria o aval à nomeação de Baldy caso ele rompa com Caiado e se alie ao deputado Vitor Hugo (PSL-GO), aliado de Bolsonaro. O pedido foi para que Baldy seja candidato ao Senado na chapa de Vitor Hugo, que quer disputar o governo de Goiás em 2022.

Integrantes da direção do Progressistas dizem que a questão ficou para ser resolvida por Ciro Nogueira com Bolsonaro ao longo desta semana. De qualquer forma, parlamentares do partido relatam que o episódio do veto deixou um “mal estar” entre Bolsonaro e a legenda.

Interlocutores de Ciro Nogueira fazem questão de ressaltar, nos bastidores, que Baldy muito ligado ao ministro da Casa Civil e ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Lembram que ele só assumiu a secretária no governo Doria por indicação de Ciro Nogueira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?