Por sucessão de Lira, Elmar pretere até o próprio partido na Bahia
Candidato à sucessão de Arthur Lira na Câmara, Elmar Nascimento tem preterido até o próprio partido para apoiar petistas na eleição na Bahia
atualizado
Compartilhar notícia
De olho na sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) tem preterido o próprio partido para apoiar candidatos do PT de Lula nas eleições municipais na Bahia.
Na cidade baiana de Alcobaça, por exemplo, Elmar deixou de apoiar o candidato do União Brasil, Doutor Diego, para apoiar o atual prefeito do município, Zico de Baiato, que é do PT e tenta reeleição em 2024.
A coluna apurou que a relação entre Elmar e Zico é intermediada pelo deputado estadual Marcinho Oliveira (Uinão-BA). O parlamentar possui casa em Alcobaça e é amigo e aliado tanto de Elmar quanto do prefeito petista.
Em abril deste ano, inclusive, o prefeito do PT esteve na sede nacional da Codevasf, em Brasília, e agradeceu ao líder do União Brasil na Câmara por conseguir uma retroescavadeira para o município que administra.
“Mais uma grande conquista para Alcobaça! Graças ao incansável esforço do nosso deputado estadual Marcinho Oliveira, e ao apoio do deputado federal Elmar Nascimento, conseguimos uma retroescavadeira para o nosso município”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
Elmar faz o “L”
No sábado (28/9), como noticiou o Metrópoles, Elmar chegou a “fazer o L” durante comício na cidade de Andorinha (BA). No município, ele apoia a candidata do PT à prefeitura, Lurdineia do Zé Branco.
Na cidade baiana, o União Brasil não tem candidato próprio, nem está oficialmente na coligação que apoia nenhum dos dois candidatosa a prefeito do mucicípio.
Em julho, Elmar já tinha feito outro gesto para o PT baiano, de quem foi oposição por anos. Ele subiu no palanque com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na cidade de Sento Sé, contrariando a própria sigla.
Ao lado do governador petista, o deputado pediu votos para eleger Giselda Carvalho como prefeita. Na cidade, porém, o União Brasil apoia outro candidato: Ednaldo Barros (PSDB).
Durante o evento ao lado de Jerônimo, Elmar discursou e prometeu que, se for eleito sucessor de Lira na presidência da Câmara, o governador terá “um parceiro para a Bahia”.
O deputado também elogiou o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA). Ele disse que já “foi adversário do Rui, mas hoje aprendeu gostar dele, porque é uma pessoa devotada ao trabalho, que olha de frente”.
Promessas
Na Bahia, Elmar faz parte do grupo de ACM Neto, que sempre rivalizou com o PT de Lula. Por isso, a base petista tem um “pé atrás” com o líder do União Brasil, inclusive porque o parlamentar se posicionava contra o atual governo.
Desde que virou pré-candidato ao comando da Câmara, entrentanto, Elmar vem buscando uma aproximação com o PT. Ele tem dito, inclusive, não descartar o apoio do seu partido a uma eventual reeleição de Lula em 2026.
Nos bastidores, no entanto, outras lideranças do partido ponderam que o deputado baiano “não teria força” e não é dono da “sigla” para prometer acordos que não pode cumprir.
Ex favorito de Lira
Elmar era era tido como o nome favorito para suceder Lira na disputa marcada para 3 de fevereiro de 2026. O cenário, porém, mudou após o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB), virar candidato.
Com o surgimento de Motta, o atual presidente da Câmara preteriu Elmar e encampou a candidatura do deputado paraibano, o que levou o líder do União Brasil a buscar ainda mais uma aproximação com o PT e o governo Lula.