metropoles.com

Por sucessão de Lira, Elmar pretere até o próprio partido na Bahia

Candidato à sucessão de Arthur Lira na Câmara, Elmar Nascimento tem preterido até o próprio partido para apoiar petistas na eleição na Bahia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Foto colorida do deputado federal Elmar Nascimento fazendo "o L" em evento de campanha - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do deputado federal Elmar Nascimento fazendo "o L" em evento de campanha - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

De olho na sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) tem preterido o próprio partido para apoiar candidatos do PT de Lula nas eleições municipais na Bahia.

Na cidade baiana de Alcobaça, por exemplo, Elmar deixou de apoiar o candidato do União Brasil, Doutor Diego, para apoiar o atual prefeito do município, Zico de Baiato, que é do PT e tenta reeleição em 2024.

4 imagens
Elmar Nascimento faz o L em campanha municipal
Prefeito de cidade do interior da Bahia agradece à Elmar por ajuda
Juscelino Filho, Celso Sabino, Antonio Brito e Elmar Nascimento
1 de 4

Elmar em agenda com o governador do PT

2 de 4

Elmar Nascimento faz o L em campanha municipal

Reprodução/Redes sociais
3 de 4

Prefeito de cidade do interior da Bahia agradece à Elmar por ajuda

Elmar em agenda com o governador do PT
4 de 4

Juscelino Filho, Celso Sabino, Antonio Brito e Elmar Nascimento

Arquivo Pessoal

A coluna apurou que a relação entre Elmar e Zico é intermediada pelo deputado estadual Marcinho Oliveira (Uinão-BA). O parlamentar possui casa em Alcobaça e é amigo e aliado tanto de Elmar quanto do prefeito petista.

Em abril deste ano, inclusive, o prefeito do PT esteve na sede nacional da Codevasf, em Brasília, e agradeceu ao líder do União Brasil na Câmara por conseguir uma retroescavadeira para o município que administra.

“Mais uma grande conquista para Alcobaça! Graças ao incansável esforço do nosso deputado estadual Marcinho Oliveira, e ao apoio do deputado federal Elmar Nascimento, conseguimos uma retroescavadeira para o nosso município”, escreveu o prefeito nas redes sociais.

Elmar faz o “L”

No sábado (28/9), como noticiou o Metrópoles, Elmar chegou a “fazer o L” durante comício na cidade de Andorinha (BA). No município, ele apoia a candidata do PT à prefeitura, Lurdineia do Zé Branco.

Na cidade baiana, o União Brasil não tem candidato próprio, nem está oficialmente na coligação que apoia nenhum dos dois candidatosa a prefeito do mucicípio.

Em julho, Elmar já tinha feito outro gesto para o PT baiano, de quem foi oposição por anos. Ele subiu no palanque com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na cidade de Sento Sé, contrariando a própria sigla.

Ao lado do governador petista, o deputado pediu votos para eleger Giselda Carvalho como prefeita. Na cidade, porém, o União Brasil apoia outro candidato: Ednaldo Barros (PSDB).

Durante o evento ao lado de Jerônimo, Elmar discursou e prometeu que, se for eleito sucessor de Lira na presidência da Câmara, o governador terá “um parceiro para a Bahia”.

O deputado também elogiou o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA). Ele disse que já “foi adversário do Rui, mas hoje aprendeu gostar dele, porque é uma pessoa devotada ao trabalho, que olha de frente”.

Promessas

Na Bahia, Elmar faz parte do grupo de ACM Neto, que sempre rivalizou com o PT de Lula. Por isso, a base petista tem um “pé atrás” com o líder do União Brasil, inclusive porque o parlamentar se posicionava contra o atual governo.

Desde que virou pré-candidato ao comando da Câmara, entrentanto, Elmar vem buscando uma aproximação com o PT. Ele tem dito, inclusive, não descartar o apoio do seu partido a uma eventual reeleição de Lula em 2026.

Nos bastidores, no entanto, outras lideranças do partido ponderam que o deputado baiano “não teria força” e não é dono da “sigla” para prometer acordos que não pode cumprir.

Ex favorito de Lira

Elmar era era tido como o nome favorito para suceder Lira na disputa marcada para 3 de fevereiro de 2026. O cenário, porém, mudou após o líder do Republicanos na Casa, Hugo Motta (PB), virar candidato.

Com o surgimento de Motta, o atual presidente da Câmara preteriu Elmar e encampou a candidatura do deputado paraibano, o que levou o líder do União Brasil a buscar ainda mais uma aproximação com o PT e o governo Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?