Por que Lula ainda não demitiu a ministra do Turismo
Presidente Lula se reuniu nesta terça-feira (13/6) com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, mas adiou a demissão dela do cargo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula se reuniu na manhã desta terça-feira (13/6), no Palácio do Planalto, com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para discutir a provável demissão dela do cargo.
O prefeito de Belford Roxo (RJ) e marido da ministra, Wagner Carneiro (Republicanos), o Waguinho, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participaram da conversa.
No encontro, segundo fontes palacianas, Lula expôs diretamente ao casal que há um pedido concreto da bancada do União Brasil para trocar o comando de alguns ministérios da sigla.
O presidente ressaltou que, como Daniela e o marido romperam com a cúpula do partido em março, seria natural que ela fosse uma das primeiras ministras do União Brasil a serem trocadas.
Apesar de já ter encaminhado a saída de Daniela do governo, Lula não concretizou a demissão nesta terça. O petista avisou que ainda pretende ter novas conversas antes de bater o martelo.
A expectativa é de que Lula e Padilha se reúnam nos próximos dias com caciques do União Brasil. Eles querem uma sinalização de que a troca trará votos para o governo no Congresso.
O presidente quer se reunir, por exemplo, com o deputado federal Celso Sabino (União-PA), nome indicado pela bancada da sigla para substituir Daniela no Ministério do Turismo.
Compensação
Lula também quer discutir uma compensação a Waguinho e a Daniela. Na reunião no Planalto, o prefeito apresentou ao presidente demandas por recursos para Belford Roxo.
A previsão é de que as negociações avancem pelo menos até a quinta-feira (15/6). Lula, porém, quer resolver o imbróglio até a próxima terça-feira (20/6), quando viaja para Europa.