metropoles.com

Por que Lira agora quer “antecipar” a eleição para o TCU

Presidente da Câmara informou a deputados que pretende realizar a escolha para o TCU antes das eleições gerais de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Arthur Lira
1 de 1 Arthur Lira - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avisou a líderes partidários que pretende “antecipar” a eleição interna na Casa para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Até então, Lira dizia que a escolha só aconteceria após as eleições gerais de outubro. Nos últimos dias, porém, ele informou a deputados que a escolha para o TCU deverá ocorrer antes do pleito.

Segundo aliados, o presidente da Câmara quer “antecipar” a eleição interna por temor de não conseguir eleger um aliado para o tribunal. O candidato de Lira é o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

A preocupação do atual presidente da Câmara é de que, após as eleições de outubro, parlamentares que não conseguiram se reeleger nas urnas virem favoritos na disputa para o TCU.

O temor tem um nome específico: o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG). A avaliação no entorno de Lira é de que “Fabinho”, como é conhecido, pode ganhar novos apoios dos colegas, caso não seja reeleito nas urnas.

Pressão e efeito Lula

Outro argumento é de, antes das eleições, Lira e os presidentes de partidos podem usar as emendas de relator e o fundo eleitoral para pressionar os deputados a votarem num nome específico para o TCU.

Há ainda uma preocupação sobre o impacto de uma possível vitória do ex-presidente Lula na eleição. O temor é de que, se Lula for eleito, ele tente interferir na disputa ao TCU, atrapalhando os planos de Lira.

Regras

A vaga no TCU que será escolhida pela Câmara é a da ex-ministra Ana Arraes, que se aposentou em julho. A votação é secreta. Vence o candidato que tiver maioria simples dos votos dos deputados presentes na votação.

Além de Jhonantan e Fábio Ramalho, pretendem disputar a vaga no tribunal os deputados federais Hugo Leal (PSD-RJ) e Soraya Santos (PL-RJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?