Por que Boulos não vai trocar o PSol pelo PT agora
Apesar da pressão de petistas, o deputado federal Guilherme Boulos não deve deixar o PSOL para se filiar ao PT, pelo menos por enquanto
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da pressão de petistas de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos não pretende deixar o PSol para se filiar ao PT de Lula, pelo menos por enquanto.
Segundo apurou a coluna com integrantes do PSol, nomes do grupo político de Boulos e até membros da família do parlamentar o aconselharam a não sair do partido.
Em tese, por ser deputado federal, Boulos só poderia deixar o PSol em 2026, quando haverá uma janela para esses parlamentares trocarem de legenda sem o risco de perderem o mandato.
No entanto, aliados do psolista dizem “achar difícil” que Boulos deixe a sigla mesmo na janela partidária que antecederá as próximas eleições gerais, daqui a dois anos.
Um dos motivos citados por aliados é que Boulos participa de um processo de reconstrução da esquerda e que consegue ter mais protagonismo no PSol do que no PT, inclusive para disputar o legado de Lula.
Os aliados do deputado acreditam ainda que, até 2026, Boulos deve se popularizar mais em todo o Brasil pelo PSol, o que desestimularia a deixar a legenda.
Sem PT, sem ministério
Interlocutores de Boulos admitem que, fora do PT, ficará ainda mais difícil para Boulos assumir um ministério no governo. Hoje, integrantes do Palácio do Planalto dizem não haver “espaço” para o psolista na gestão Lula.