metropoles.com

Por que Bolsonaro antecipou saída de André Mendonça da AGU

Mudança tem a ver com voto impresso, principal bandeira do presidente, e com articulação para aprovar indicação de Mendonça ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
André Mendonça
1 de 1 André Mendonça - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro decidiu antecipar a troca no comando da Advocacia-Geral da União (AGU) para que o atual titular do ministério, André Mendonça, tenha mais tempo para buscar apoio no Senado com o objetivo de aprovar sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Também pesou na decisão do chefe do Palácio do Planalto o desejo de que o comando da AGU esteja mais ativo e focado para ajudar o governo na defesa de processos e nas articulações relacionadas ao voto impresso auditável, principal bandeira de Bolsonaro no momento.

A coluna apurou que o presidente colocou essas questões na conversa que teve com Mendonça na manhã desta quinta-feira (5/8), no Palácio do Planalto. Segundo fontes do governo, o indicado para o Supremo teria concordado com os argumentos do chefe.

O substituto de Mendonça na AGU será o procurador federal Bruno Bianco, conforme Bolsonaro confirmou na tarde desta quinta-feira (5/8), pelo Twitter. Como a coluna antecipou mais cedo, a troca deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) já nesta sexta-feira (6/8).

Com isso, Mendonça deixará o comando do ministério antes mesmo de o Senado aprovar sua indicação para o Supremo – a votação ainda não foi sequer marcada. Até agora, o ministro conversou com pouco mais de 60 dos 81 parlamentares do Senado.

Desde que foi oficialmente indicado para o STF, em 13 de julho, Mendonça vinha pedindo voto aos senadores, enquanto permanecia como titular da AGU. O máximo que fez foi tirar férias do ministério por alguns dias. Agora, ele deve seguir no órgão, do qual é funcionário de carreira, mas fora do comando.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?