metropoles.com

Por PEC dos Precatórios, Arthur Lira desiste de ir à COP26

Presidente da Câmara preferiu ficar no Brasil para cuidar das articulações para aprovar a proposta, que enfrenta resistência na Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
relator da reforma administrativa na Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), entregou o texto com seu parecer ao presidente da Casa, Arthur Lira
1 de 1 relator da reforma administrativa na Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), entregou o texto com seu parecer ao presidente da Casa, Arthur Lira - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A PEC dos Precatórios fez o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desistir de ir à COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia.

Há duas semanas, como noticiou a coluna, o presidente da Câmara tinha avisado a deputados que pretendia liderar pessoalmente a comitiva de parlamentares da Casa no evento, que começou em 31 de outubro.

Lira, porém, mudou de ideia após perceber as dificuldades para aprovar a PEC, que abre espaço no teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil de R$ 400 e para incrementar as emendas parlamentares em 2022.

A proposta foi aprovada no plenário da Câmara em primeiro turno, na madrugada da última quinta-feira (4/11), por 312 votos a 144, apenas quatro a mais do que o mínimo necessário.

Desde então, Lira intensificou as articulações para tentar garantir que a PEC também seja aprovada em segundo turno. A segunda votação da proposta no plenário da Câmara está prevista para esta terça-feira (9/11).

Como mostrou o Metrópoles, o presidente da Casa articulou diretamente do plenário para conseguir o quórum e os votos necessários.

Após a desistência de Lira, a comitiva da Câmara na COP26 foi liderada pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PL-AM). Ele está na Escócia desde a semana passada.

Sem Lira e sem o presidente Jair Bolsonaro, que também não foi ao evento, o único chefe de poder brasileiro presente na conferência é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?