Por apoio em 2022, Marinho nomeia aliado de deputado para Sudene
Ministro do Desenvolvimento Regional pretende ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte nas eleições do próximo ano
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, trocou, nesta quinta-feira (4/11), o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Marinho exonerou Edvaldo Cavalcanti da Cruz Neto, que estava no cargo desde março de 2020, e nomeou como novo superintendente do órgão o general da reserva Carlos Cesar Araújo Lima.
A troca faz parte da estratégia do ministro do Desenvolvimento Regional para amarrar apoios à sua candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Norte em 2022.
O general que assumirá a Sudene é ligado ao deputado federal General Girão (PSL-RN). O militar já foi secretário parlamentar de Girão na Câmara entre fevereiro de 2019 e junho de 2020.
A interlocutores Marinho negou que a mudança na Sudene vise apenas a troca de apoio para 2022. Ele argumenta que o então superintendente precisava ser trocado porque era ligado ao PSDB, sigla que faz oposição ao governo.
O ministro também alega que Girão já apoia sua pré-candidatura ao Senado há quatro meses e que o general indicado foi colega do presidente Jair Bolsonaro na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).
No Rio Grande do Norte, Marinho terá como principal adversário no campo bolsonarista o ministro das Comunicações, Fabio Faria, que também quer ser candidato ao Senado pelo estado.