População acha Fux e Mourão melhores que Bolsonaro, mostra pesquisa
Pesquisa Ipespe pediu para entrevistados darem nota para personalidades políticas; Bolsonaro se saiu pior que Hamilton Mourão e Luiz Fux
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa do Ipespe divulgada nesta quinta-feira (27/1) revela que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é menos querido pela população do que algumas das principais personalidades políticas do Brasil.
No levantamento, o chefe do Palácio do Planalto fica atrás até de seu vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), e do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.
A pesquisa requisitou aos entrevistados que dessem “notas” para alguns nomes do atual cenário político do país, indo de 0 (percepção muito negativa) a 10 (muito positiva).
Bolsonaro alcançou média de 3,7. O resultado foi menor que a média de Mourão, que registrou 4,4, e do que a de Fux, um dos atuais desafetos do presidente da República no STF, que computou 4,3.
A nota de Bolsonaro, porém, foi maior do que a dos atuais presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lira alcançou média de 3,5, enquanto Pacheco ficou com 3,6.
Melhor avaliado
O político mais bem avaliado foi o ex-presidente Lula, que teve nota média de 5,5. O segundo lugar ficou com o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, que obteve 4,5 no levantamento.
Acima de Bolsonaro ainda aparecem o ministro da Economia, Paulo Guedes (4,1); o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (4,1); o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (4,0); e o atual governador paulista, João Doria (3,8).
Dados da pesquisa
Encomendada pela XP Investimentos, a pesquisa do Ipespe realizou 1.000 entrevistas de abrangência nacional, por telefone, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022.
De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022.